quinta-feira, junho 13, 2024

Comissão aprova medidas para incentivar o uso de veículos elétricos

Na última semana, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2156/21, que propõe medidas para incentivar o uso de veículos elétricos.

O que diz o texto

O texto aprovado estabelece a Política Nacional de Mobilidade Elétrica, que determina, entre outros pontos, incentivos à aquisição de veículos elétricos; a viabilização de uma rede de pontos de carregamento de baterias para esses veículos; a adoção de medidas que facilitem a conversão de veículos com motor a combustão em veículos elétricos; a adoção de medidas para assegurar a comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica; e a gestão das operações da rede de mobilidade elétrica.

O deputado Acácio Favacho (MDB-AP), relator da matéria, concordou com os argumentos do autor, deputado licenciado Júlio Cesar Ribeiro (DF), mas propôs emenda para que a instalação de pontos de carregamento de acesso privativo em edifícios novos seja apenas incentivada, em vez de obrigatória, como previsto no texto original.

“Este ajuste é importante para que a implantação de acordo com as reais necessidades da população e as demandas de mercado”, afirma Favacho.

Vendas de automóveis movidos a novas propulsões

Na mais recente análise de vendas da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a venda de automóveis movidos por novas propulsões em 2023 já alcançou a marca de 49,1 mil unidades, sendo 5,9 mil veículos elétricos e 43,2 mil, híbridos.

Os números registrados entre janeiro e agosto já se aproximam da marca histórica de 2022, quando 49,2 mil veículos movidos por novas propulsões foram emplacados no país.

Vendas de automóveis movidos a novas propulsões
Em branco, veículos elétricos. Em azul, veículos híbridos. Divulgação: Anfavea

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após as análises das comissões, o texto passará por votação no Senado Federal e, se for aprovado sem observações pelos parlamentares, seguirá para a presidência da república para receber ou não a sanção.

O futuro dos veículos elétricos

O mundo está em constante evolução, e no setor de transporte não é diferente. Com o aumento do número de veículos nas estradas, tanto dentro como fora do país, a preocupação com a preservação do meio ambiente também cresce. Como resultado, surgiram novas fontes de combustíveis renováveis.

Em julho do ano passado, a Anfavea promoveu um encontro entre fabricantes de veículos, fabricantes de motores, autoridades governamentais e jornalistas, com o objetivo de buscar soluções para melhorar a infraestrutura e a indústria nacional, com foco na eletrificação no Brasil. Clique no vídeo abaixo para ver mais detalhes.

Tá Rodando em Brasília

Tá rodando em Brasília é um boletim do Pé na Estrada que mostra os assuntos pertinentes ao mundo dos transportes, como projetos de lei que estão sendo discutidos na Câmara dos Deputados, Senado ou Presidência.

Todos os tópicos possuem links para que o leitor possa acessar diretamente a proposta e saber mais detalhes. Por fim, vale lembrar que todo cidadão pode e deve cobrar diretamente seus políticos quanto à aprovação ou não dos projetos.

Veja Também: Projeto que prevê legendas em três idiomas em placas de trânsito das regiões turísticas é aprovado na Câmara

Por Daniel Santana com informações da Agência Câmara de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados