Todo motorista profissional sabe que um caminhão com a manutenção em dia é um caminhão mais seguro e econômico. Entretanto, motorista não é mecânico. Embora muitos entendam um tanto de mecânica, é sempre bom buscar mais conhecimento nessa área para garantir uma manutenção bem-feita. E neste artigo vamos te mostrar para que serve cada peça e os cuidados que você precisa ter na escolha das peças para manutenção do eixo do seu caminhão.
Rolamentos
Os rolamentos guiam o movimento de rotação das rodas e diminuem a fricção entre o cubo da roda e o eixo. Isso proporciona movimento entre peças e conjuntos, diminuindo o atrito e preservando a vida útil do caminhão.
Ou seja, imagine que quase tudo dentro do eixo é de metal. Aí imagine essas peças de metal se esfregando umas nas outras a altas temperaturas enquanto o veículo está funcionando. Metal com metal a altas temperaturas gera duas coisas.
1 – desgaste das peças – um metal vai arrancando pedacinhos minúsculos do outro e, claro, isso danifica o funcionamento do conjunto
2 – derretimento do metal – se a temperatura fica alta demais, o metal pode começar a “derreter”, aí a peça perde o formato correto e pode até se fundir à outras peças ao redor.
O rolamento ajuda a diminuir esse atrito e evitar essas duas situações. Só que é preciso cuidar dele.
Principais tipos de falhas na manutenção do rolamento
1 – lubrificação – excesso, falta, contaminação ou impurezas. Por isso, sempre que for fazer uma manutenção nesse item, troque o lubrificante. Tem gente que é convencida a apenas “filtrar” ou “peneirar” o lubrificante. Essa prática não garante que todas as impurezas serão retiradas, e se sobrarem micro pedaços de metal no óleo, isso já será o suficiente para provocar desgaste de todo o conjunto. Ou seja, às vezes, para economizar em um item mais barato, como o óleo, você compromete todo o sistema e acaba saindo bem mais caro.
2 – manuseio e montagem – deixar a peça cair já pode fazer com que ela altere seu formato, o que faz com que ela não funcione corretamente e vá danificando outras partes do sistema. Sendo assim, procure sempre um mecânico especializado, que vai saber trabalhar sem dar torque errado, sem deixar folgas ou montar de forma imprópria e que vá utilizar sempre ferramentas apropriadas.
3 – falta de manutenção e erro de aplicação – essa é a parte que compete a você, motorista, que é fazer sempre as manutenções necessárias, colocar o produto certo para o seu veículo e operar o caminhão sem sobrepeso ou sem alterações que forcem o sistema, como inclinar a traseira do veículo além dos dois graus permitidos por lei.
Para não ter problemas com a qualidade das peças que você coloca no seu caminhão, conte com a revenda da Cummins Meritor, a principal fonte de peças de reposição para veículos comerciais da América do Sul.
Cruzetas
A cruzeta é uma peça que fica localizada nas extremidades do eixo cardan, por isso, também é conhecida como cruzeta cardan e cruzeta do cardan. As cruzetas são responsáveis pela transmissão da força do motor para o diferencial do caminhão. Ou seja, elas têm uma função muito importante, né? Logo, a manutenção desse componente do eixo vai dar mais durabilidade ao seu caminhão.
Principais tipos de falhas
1 – lubrificação – assim como com os rolamentos, problemas na lubrificação, geram desgaste prematuro. Seja por contaminação da graxa por água ou pó, seja por falta de troca na hora certa, sem a lubrificação correta a cruzeta pode apresentar problemas e danificar outras peças.
2 – ângulo do cardan – sabe o pessoal que gosta de levantar a traseira do caminhão pra ficar “top”? Então, pode até achar bonito, mas o que o pessoal não sabe é a quantidade de problemas na cruzeta que um ângulo excessivo no cardan pode gerar. A cruzeta não foi feita para ser usada nessas condições. Sendo assim, isso vai provocar desgaste prematuro dessa peça e vai, daí pra frente, danificando todo o sistema.
3 – peças de má qualidade ou montagem incorreta – para economizar, tem gente que vai na peça mais barata ou na mão de obra mais barata. Entretanto, uma peça de má qualidade pode se danificar mais facilmente e uma mão de obra não qualificada pode estregar a peça na hora da montagem ou fazer uma montagem incorreta que vai gerando desgaste prematuro durante o uso.
Para não sofrer com isso, conte com as cruzetas da Cummins Meritor e com a rede treinada da marca, que vai fazer a instalação de forma precisa. Isso garante vida mais longa aos componentes e maior lucro na operação de transporte.
Coroa e Pinhão
Essa dupla é responsável pelo controle de torque e velocidade, transmitida pelo funcionamento do motor do veículo, fundamentais para manter um caminhão ou ônibus durante as longas viagens pelo trecho. A gente explica melhor a função dessas peças no eixo diferencial em outra matéria que você pode ler clicando aqui. Mas vale destacar que peças fundamentais no eixo direcional do seu caminhão, então, é necessário ficar de olho nessa manutenção.
Dicas para manutenção
1 – lubrificação – assim como vimos nas outras peças, deixar de trocar o óleo na época correta faz com que ele perca eficiência, podendo causar desgaste prematuro das peças. Outra coisa importante é que sempre que se faz uma manutenção no diferencial, o óleo que já está nele acaba contaminado por partes do metal que foi trabalhado. Essas pequenas partículas de metal geram desgaste em toda a engrenagem, por isso é necessário trocar óleo, rolamentos e retentor.
2 – corrigir folgas – com o uso, é normal que as peças criem folgas. É necessário fazer esse ajuste para que elas voltem ao ponto ideal de funcionamento
3 – qualidade das peças – olhando por cima, é possível que não se vejam muitas diferenças entre as peças genuínas e as paralelas, entretanto, as peças paralelas geralmente são feitas com uma liga de metal diferente, menos durável, o desenho tem pequenas modificações, que mudam o funcionamento da engrenagem. Esses pequenos detalhes fazem diferença na segurança e durabilidade do conjunto.
Por isso, novamente, você pode contar sempre com as peças Cummins Meritor, a maior fabricante de eixos e componentes para diferencial.
Componentes do eixo cardan
O eixo cardan possibilita uma variação maior de ângulo, garantindo um deslocamento mais estável, mesmo com uma variação de velocidade e terrenos irregulares. Sua principal função é transmitir a energia do motor para o eixo diferencial e depois para as rodas do veículo.
Dicas para manutenção para o eixo cardan do seu caminhão
1 – procure mecânico treinado – para garantir uma instalação correta, a Cummins Meritor disponibiliza um manual para todos os mecânicos acessarem. Aliás, você mesmo pode acessar se tiver curiosidade, é só clicar aqui. Essa iniciativa faz com que a peça de qualidade produzida pela Cummins Meritor encontre um mecânico de qualidade. Não aceite que pessoas não treinadas façam a manutenção do seu veículo, pois elas podem até estragar peças boas.
2 – ferramentas adequadas – observe se o mecânico usa as ferramentas certas para o serviço ou se “da um jeito” com o que ele tem. Por exemplo, na montagem ou desmontagem da junta universal do eixo cardan é preciso usar um martelo de latão ou sintético. O mecânico não deve bater em peças de aço com um martelo de aço. Pedaços de uma peça podem se desprender e comprometer a peça.
3 – lubrificação – como em todos os itens anteriores, estar com a lubrificação dentro da validade, fazer a troca regular e não “aproveitar” graxas ou óleos garantem o funcionamento correto do sistema, sem permitir que as peças se desgastem prematuramente e danifiquem outras partes do sistema.
Anotou todas essas dicas da Cummins Meritor? Então, na hora da manutenção de qualquer parte dos seus eixos, você já sabe que conta com uma linha completa de peças da marca, para manter a qualidade do seu bruto.
Além disso, se tiver dúvidas, entre no site da Cummins Meritor (clicando aqui) ou chame o pessoal de pós-venda no Whatsapp, neste número aqui +55 (11) 9 4455-5327.
Por Paula Toco para Cummins Meritor