sábado, maio 28, 2022

Como são os caminhões que carregam os ovos de Páscoa?

Na Páscoa, milhares de pessoas vão até lojas e supermercados para garantir o seu ovo de chocolate. Mas como é possível esse produto tão delicado chegar intacto até o ponto de venda? Para isso existe toda uma logística pensada para garantir o transporte e o manuseio adequado desse tipo de carga. A peça chave para que todo esse processo ocorra com sucesso é o veículo comercial. Por isso, vamos falar como são os caminhões que carregam os ovos de Páscoa.

Estrutura dos caminhões que carregam os ovos de Páscoa

O transporte dos ovos de páscoa é considerado um carregamento frágil, pois é um alimento que pode se deformar com facilidade, perdendo seu formato original. Dessa forma, a organização dessa mercadoria dentro de um caminhão precisa ser feita com pallets, para não pressionar o chocolate e permitir a circulação do ar. Por isso, é um produto que ocupa muito espaço dentro da carroceria.

No entanto, o sucesso no transporte dos ovos de chocolate também depende da estrutura e tipo de implemento. Isso porque o chocolate precisa se mantido em um ambiente entre 0 a 10º celsios para não derreter conforme explica Eduardo Garrido, CEO da Jomed log. Isto é, para fazer o transporte de chocolate ou ovos de páscoa, o implemento precisa ter um controle de temperatura, por isso são usados implementos frigorificados, para conseguir assegurar que o produto chegue sem avarias no cliente final, esclarece Eduardo.

Ele também acrescenta que para trechos curtos, por exemplo, dentro do estado não é necessário veículo com controle de temperatura, mas interestaduais existe essa obrigatoriedade. É importante lembrar que o transporte de ovos de Páscoa segue a sazonalidade da data, então o mais comum, é que empresas com frotas de caminhões refrigerados façam esse serviço, até mesmo em trechos estaduais. Isso porque, dependendo das distâncias e da temperatura ao longo da viagem, mesmo sem a obrigatoriedade do veículo adaptado, o ovo de páscoa pode sofrer danos. 

Implementos refrigerados 

De acordo com informações no site da Thermo Star, empresa que produz equipamentos de refrigeração para transporte, os ovos de Páscoa requerem cuidados especiais, como já falamos anteriormente. Além disso, o isolamento térmico nas paredes e portas também é essencial para manter a qualidade do produto. Tudo isso faz com que o preço dos ovos de Páscoa seja mais alto, se comparado às barras de chocolate, por exemplo.

Com relação ao sistema de refrigeração, os caminhões recebem a implementação de equipamentos semelhantes a um ar condicionado que podem ser adaptados tanto para veículos a diesel quanto elétricos. O tamanho do equipamento vai depender da capacidade e modelo de cada veículo. 

Como são os caminhoes que carregam os ovos de pascoa?
Modelo de veículo com sistema de refrigeração acoplado ao baú do caminhão

O aparelho completo é semelhante ao da foto acima, é instalado em cima da cabine do veículo. Segundo o site Web Ar Condicionado o baú refrigerado funciona por meio das seguintes técnicas:

  • Motor independente a diesel: fica dentro da unidade condensadora, são movidos a diesel vermelho ou branco, e não desligam, caso o tanque do condensador esteja abastecido
  • Direct Drive: este modelo é dependente do motor do caminhão para funcionar
  • Sistema Eutético: funciona com o caminhão parado, a noite, o moto-compressor bombeia gás freon (fluido refrigerante a base de clorofluorcarbonos), fazendo com que o fluido eutético que fica dentro das placas eutéticas congele. 

Como são os caminhoes que carregam os ovos de pascoa?
Parte externa do sistema de refrigeramento, onde ficam o compressor e o condensador que exala o ar quente

Por Jacqueline Maria da Silva

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados