Como ser um Caminhoneiro que Lucra? Na terceira palestra do dia da imersão, a jornalista e palestrante Paula Toco deu uma aula de finanças, baseada em próprias experiências. Ela também exemplificou situações financeiras de vários perfis e questionou qual deles, dentro do cenário apresentado, seria capaz de guardar mais dinheiro.
No segundo passo da palestra, Paula destacou para a plateia o “Quadro dos sonhos”. Com ele, a palestrante convidou os presentes a preencherem os espaços com os assuntos que mais sonham em ter. Uma espécie de ferramenta de educação financeira e motivacional usada para visualizar os objetivos que a pessoa deseja alcançar.
Como ser um Caminhoneiro que Lucra?
Paula usou essa técnica para ensinar caminhoneiros e participantes da imersão a definir sonhos concretos, como:
- Trocar de caminhão,
- Quitar dívidas,
- Comprar uma casa,
- Garantir uma reserva financeira.
A ideia é que, ao escrever e visualizar essas metas, cada participante conseguisse associar hábitos e desejos financeiros, tornando o planejamento mais claro e motivador.
Com relação aos investimentos, já pensando no futuro, a jornalista explicou que há alguns mais seguros, moderados. Entre eles o Tesouro Selic.
Separando o custo do caminhão das despesas pessoais
Um ponto de atenção apresentado, por exemplo, é o de separar o custo do caminhão das despesas pessoais. Trata-se uma prática fundamental para a saúde financeira e a clareza do seu negócio, especialmente para caminhoneiros autônomos.
A mistura desses valores é um erro comum que pode levar a problemas na gestão, cálculo do frete e até mesmo na declaração de impostos (confusão patrimonial).
Comprando o certo para não sair caro
O mesmo raciocínio deve ser na busca perfeita pelo custo-benefício do pneu ou do lubrificante, pois ambos dependem mais de gestão e prevenção do que de economia na hora da compra. O segredo é maximizar a vida útil dos produtos de qualidade intermediária ou até mesmo premium.
Paula foi enfática ao dizer que a estratégia certa é encontrar o “meio-termo” e economizar com óleo e pneu sem recorrer a produtos de baixa qualidade (“porcaria”).
Por fim, Caminhoneiro que Lucra é aquele que sabe guardar e usar o dinheiro na hora correta.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.