A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou o balanço dos primeiros 30 dias de concessão no Lote 1 das Rodovias Integradas do Paraná. O balanço conta com dados sobre o desempenho, investimentos realizados e perspectivas para o futuro.
Nos primeiros 30 dias, diversos desafios foram identificados pela concessionária Via Araucária, responsável pelo Lote 1, como o impacto do uso de cartões sem NFC no tempo de atendimento das pistas manuais, além da menor utilização de tags, apesar do aumento do tráfego de veículos de passeio.
O que foi feito nesses primeiros dias no Lote 1?
Para superar tais desafios, a concessionária implementou um plano de ação imediato. Entre outras ações, a iniciativa prevê a calibração das pistas automáticas e colocação de terminais de pagamento eletrônico em todas as cabines manuais. Como também o aumento do quadro de funcionários nas praças para aumentar a eficiência e a adesão ao pedagiamento eletrônico. O Lote 1, localizado em Curitiba, Paraná, abrange uma extensão de 473,01 km, compreendendo vias importantes e bastante estratégicas no estado, como BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
Outro dado importante é que, além das ações de melhoria nas praças de pedágio, também foram executados serviços de atendimento aos usuários ao longo das rodovias concedidas. Alguns exemplos foram: a operação de áreas de suporte ao usuário em diferentes localidades e disponibilização de veículos de atendimento. Como também rádio comunicação de alta capacidade, centros de controle operacional e de arrecadação. Além de uma variedade completa de canais de comunicação para os usuários.
Avanços nas intervenções e obras
Dentro do plano de intervenções e obras, diversas ações foram realizadas no primeiro mês de concessão. O que inclui a estabilização de taludes, restauração do pavimento, pintura e limpeza de sinalizações, entre outros. Houve, também, um grande esforço para garantir a segurança viária e a qualidade das estradas, como exemplificado nas obras na Serra de São Luis do Purunã.
Compromisso com a sustentabilidade
Além dos avanços operacionais, a concessionária se comprometeu durante a reunião, a promover e incentivar sempre iniciativas sustentáveis, como o projeto de plantio na faixa de domínio, visando, principalmente, reduzir as emissões de carbono, além de fortalecer a imagem institucional e promover o desenvolvimento social por meio de parcerias com agricultores familiares.
Repasse do ISS sobre pedágio a 18 prefeituras
A Concessionária Via Araucária iniciou, no dia 10, o repasse dos recursos do ISS (Imposto Sobre Serviços) aos 18 municípios que serão impactados pela cobrança de pedágios e obras no Paraná. O valor repassado refere-se a 5% da arrecadação total obtida na concessão. A referência é na última semana de março, quando a cobrança do pedágio nas Rodovias Integradas começou a ser feita.
Dados do último feriado
Durante o feriado de Páscoa, que se configura como o maior feriado do ano no Paraná, o tráfego registrou um aumento significativo. Alcançando fluxo 30% maior que a média anual, com o dobro de veículos leves no horário pico. Entre os dias 28 e 31 de março, 337.969 veículos transitaram pelas rodovias concedidas do Lote 1.
Por outro lado, a Operação Praças de Pedágio também foi intensificada com foco na praça de São Luiz do Purunã. Onde foi observada uma demanda de 100% da capacidade, exigindo reforços e medidas estratégicas para garantir a fluidez do tráfego.
“O balanço dos primeiros 30 dias de concessão no Lote 1 das Rodovias Integradas do Paraná reflete um compromisso contínuo com a eficiência operacional, a segurança viária e o desenvolvimento sustentável da região, buscando sempre atender às demandas dos usuários e promover o crescimento econômico local e nós”, destacou o diretor geral da ANTT, Rafael Vitale.
A concessão conta com investimento de R$13,1 bilhões ao longo de 30 anos e promete avanços significativos para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região, visando à manutenção, conservação e melhorias das rodovias para garantir maior segurança e conforto aos usuários. O processo de concessão envolveu parcerias entre o Governo Estadual e Federal ao longo de cinco anos, culminando na assinatura dos contratos no início de 2024.
Por Thaís Corrêa com informações da ANTT
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.