quinta-feira, novembro 21, 2024

Confira o balanço da ANTT sobre 30 dias de concessão do Lote 1 das Rodovias do Paraná

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou o balanço dos primeiros 30 dias de concessão no Lote 1 das Rodovias Integradas do Paraná. O balanço conta com dados sobre o desempenho, investimentos realizados e perspectivas para o futuro. 

Nos primeiros 30 dias, diversos desafios foram identificados pela concessionária Via Araucária, responsável pelo Lote 1, como o impacto do uso de cartões sem NFC no tempo de atendimento das pistas manuais, além da menor utilização de tags, apesar do aumento do tráfego de veículos de passeio.

 

O que foi feito nesses primeiros dias no Lote 1?

Para superar tais desafios, a concessionária implementou um plano de ação imediato. Entre outras ações, a iniciativa prevê a calibração das pistas automáticas e colocação de terminais de pagamento eletrônico em todas as cabines manuais. Como também o aumento do quadro de funcionários nas praças para aumentar a eficiência e a adesão ao pedagiamento eletrônico. O Lote 1, localizado em Curitiba, Paraná, abrange uma extensão de 473,01 km, compreendendo vias importantes e bastante estratégicas no estado, como BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.

Outro dado importante é que, além das ações de melhoria nas praças de pedágio, também foram executados serviços de atendimento aos usuários ao longo das rodovias concedidas. Alguns exemplos foram: a operação de áreas de suporte ao usuário em diferentes localidades e disponibilização de veículos de atendimento. Como também rádio comunicação de alta capacidade, centros de controle operacional e de arrecadação. Além de uma variedade completa de canais de comunicação para os usuários.

 

Avanços nas intervenções e obras

Dentro do plano de intervenções e obras, diversas ações foram realizadas no primeiro mês de concessão. O que inclui a estabilização de taludes, restauração do pavimento, pintura e limpeza de sinalizações, entre outros. Houve, também, um grande esforço para garantir a segurança viária e a qualidade das estradas, como exemplificado nas obras na Serra de São Luis do Purunã.

 

Compromisso com a sustentabilidade

Além dos avanços operacionais, a concessionária se comprometeu durante a reunião, a promover e incentivar sempre iniciativas sustentáveis, como o projeto de plantio na faixa de domínio, visando, principalmente, reduzir as emissões de carbono, além de fortalecer a imagem institucional e promover o desenvolvimento social por meio de parcerias com agricultores familiares.

 

Repasse do ISS sobre pedágio a 18 prefeituras

A Concessionária Via Araucária iniciou, no dia 10, o repasse dos recursos do ISS (Imposto Sobre Serviços) aos 18 municípios que serão impactados pela cobrança de pedágios e obras no Paraná. O valor repassado refere-se a 5% da arrecadação total obtida na concessão. A referência é na última semana de março, quando a cobrança do pedágio nas Rodovias Integradas começou a ser feita.

 

Dados do último feriado 

Durante o feriado de Páscoa, que se configura como o maior feriado do ano no Paraná, o tráfego registrou um aumento significativo. Alcançando fluxo 30% maior que a média anual, com o dobro de veículos leves no horário pico. Entre os dias 28 e 31 de março, 337.969 veículos transitaram pelas rodovias concedidas do Lote 1.

Por outro lado, a Operação Praças de Pedágio também foi intensificada com foco na praça de São Luiz do Purunã. Onde foi observada uma demanda de 100% da capacidade, exigindo reforços e medidas estratégicas para garantir a fluidez do tráfego.

“O balanço dos primeiros 30 dias de concessão no Lote 1 das Rodovias Integradas do Paraná reflete um compromisso contínuo com a eficiência operacional, a segurança viária e o desenvolvimento sustentável da região, buscando sempre atender às demandas dos usuários e promover o crescimento econômico local e nós”, destacou o diretor geral da ANTT, Rafael Vitale.

A concessão conta com investimento de R$13,1 bilhões ao longo de 30 anos e promete avanços significativos para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região, visando à manutenção, conservação e melhorias das rodovias para garantir maior segurança e conforto aos usuários. O processo de concessão envolveu parcerias entre o Governo Estadual e Federal ao longo de cinco anos, culminando na assinatura dos contratos no início de 2024.

 

Veja também: Veja o balanço da ANTT dos primeiros 30 dias de concessão do lote 2 das Rodovias do Paraná

 

 

Por Thaís Corrêa com informações da ANTT

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

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