A DAF foi uma das empresas a trazer suas linhas de caminhões pesados e semipesados na Fenatran 2022 adaptados ao PRONCONVE/ EURO 6. Os novos motores apresentam uma redução de 10% no custo operacional, segundo a fabricante.
Novos motores em EURO 6/ PROCONVE 8
Os modelos das linhas CF e XF integram os motores Paccar MX-11 e MX-13, que vêm com os sistemas EGR (Recirculação de Gases a Exaustão) e SCR (Sistema de Redução Catalítica). Ainda inclui o DPF (Filtro de Material Particulado), que é responsável por diminuir o volume de material particulado, aquela fumaça escura que sai do escapamento.
Todos esses componentes, em conjunto, formam o sistema de pós-tratamento do motor em EURO 6/ PROCONVE P8 das linhas e contribuem para a redução do NOx (óxido de nitrogênio), gás produto da combustão que é danoso ao meio ambiente e à saúde. Além disso, o DPF permite a rodagem de até 540 mil quilômetros sem manutenção e com consumo de 5% de ARLA 32 em relação ao diesel. Ou seja, para cada 100 litros de Diesel, são 5 litros de Arla.
Por fim, a fabricante explicou que os motores da Paccar que compões os veículos foram produzidos com Ferro Fundido Vermicular, o que garante 75% mais durabilidade do que o ferro fundido cinzento.
Linha DAF XF
A linha XF utiliza os motores MX-13 de 12,9 litros e potência de 480 e 530 cavalos. Possui transmissão automatizada com 12 velocidades, o ZF Traxon. Isso com eficiência nas trocas rápidas de marcha devido ao EcoRoll, sistema que ajuda a reduzir o consumo de combustível; e do sistema de Controle de Cruzeiro, que usa GPS para antecipar as trocas de marcha mais adequadas para a topografia do local. Nos modelos até 490 cavalos, o motor vem com sistema de freios Engine Braske, que trabalha em baixas rotações.
Linha DAF CF
A DAF incorporou duas novas potência à linha CF, 340 e 370, e manteve as 410 e 450. Todas elas, na nova reconfiguração em EURO 6/ PROCONVE 8, estão equipadas com motores MX-11, a nova geração de freios, o sistema de transmissão automatizada e o motor em três estágios.
Já o modelo off-road de 480 cavalos de potência foi equipado com motor MX-13 e marcha automática. Ainda possui sistema Dual Drive de direção associado, que ajuda a melhor troca de transmissão em terrenos de baixa aderência. No modelo de 490 cavalos, o motor tem os três estágios de potência e o chassi reforçado para 125 toneladas e sistemas de segurança como Controle de Estabilidade.
Semipesados da linha CF
A DAF também apresentou mais três potências na linha CF de semipesados, o 260, 290 e 310 cavalos. Eles contam com o modelo de motor Paccar PX-7, que atende as normas de emissão PROCONVE P8/ EURO 6. Além disso, contam com transmissão automatizada de 9 velocidades.
Os semipesados da linha não possuem sistema de tratamento EGR tal qual nos motores MX da linha de pesados, mas integra o SCR, DPF e o DOC, que é formado por tubos de exaustão e admissão de fumaça. Esses veículos estão disponíveis em 6X2 e 8X2.
Leia também: Scania apresenta dois caminhões mais pesados da Fenatran 2022.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações de release.