A Daimler Trucks Financial Services (DTFS) anunciou entrada no mercado de locação de veículos comerciais no Brasil por meio da nova empresa, Daimler Truck Locações e Serviços. Os investimentos iniciais para implementação da empresa foram na ordem de R$20 milhões.
O novo produto, Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus, que foi desenvolvido em parceria entre o Banco Mercedes-Benz, a Mercedes-Benz Corretora de Seguros, a fabricante de veículos Mercedes-Benz do Brasil, e a Rede de Concessionários Mercedes-Benz, visa ampliar os negócios da DTFS no país e tem como foco inicial os pequenos, médios e grandes frotistas.
Locação de longa duração
O novo negócio de locação, começando neste mês de fevereiro, tem previsão inicial de disponibilizar aos clientes 100 unidades em três modelos de caminhões on road, Accelo, Atego e Actros, e oferecerá aluguel a partir de três unidades para pessoas jurídicas, com prazos de 36, 48 e 60 meses.
Além do aluguel, o contrato disponibiliza gerenciamento de frota, documentação e multas, planos de manutenção nas concessionárias da marca, com mão de obra especializada e peças genuínas, telemetria Fleetboard e time comercial dedicado.
Segundo a Cristina Rensi, diretora da Daimler Trucks Locações e Serviços e da Mercedes-Benz Corretora de Seguros,a companhia também pensa em estender o serviço para autônomos:
“De 36 a 60 meses, são locações de longo prazo neste primeiro momento e a ideia é a gente expandir também para veículos autônomos, urbanos e rodoviários. No segundo momento são também os veículos off road, os caminhões e aí a gente vai ampliar também para outros segmentos de clientes.
A gente também está pensando com carinho nos transportadores autônomos de carga, está pensando também nos ônibus elétricos. Então, é um produto de locação que tem bastante espaço para poder crescer no mercado, considerando 2% de veículos pesados, não sei se a gente chega a 25 ou 30% dos outros mercados, porque cada país tem a sua particularidade. Mas, claramente, tem bastante chão para a gente poder crescer aí em parceria com nossos clientes”.
Locação de caminhão + reboque
Além das soluções em financiamento, oferecidas pelo Banco Mercedes-Benz, e de seguros, pela Mercedes-Benz Corretora de Seguros, Cristina, ainda destaca que a locação não será apenas do cavalo mecânico, mas sim do implemento também.
“Como é toda linha Atego, Accelo e Actros, às vezes é só o cavalo mecânico que ele precisa, às vezes ele precisa de um semirreboque também, precisa de uma carga seca, precisa de vários tipos de equipamentos. Então, é exatamente o caminhão mais os implementos, equipamentos, todo o pacote de manutenção, seguros e telemetria Fleetboard para oferecer essa solução completa para os clientes”.
Frota para 2024
Sobre a frota e serviços que a Locadora vai oferecer, a diretora diz estar preparada e que o Brasil é o primeiro mercado latino americano de locações de caminhões. “A gente é o papel fundamental do canal de vendas, todos estão devidamente treinados e eles vão exatamente cuidar tanto da prospecção dos clientes, quanto de toda jornada”.
“Quando você fala de manutenção, os clientes estão contando com mão de obra especializada pela rede de concessionárias e peças genuínas. Então é um pacote de soluções do ecossistema da Mercedes-Benz que ele vai contar quando está locando caminhões”, completa Cristina.
Para o Achim Puchet, presidente da Fábrica de veículos comerciais Mercedes-Benz do Brasil e CEO da América Latina, a locação no Brasil tem tudo para dar certo. “A economia brasileira está se expandindo com avanços no agronegócio, mineração e varejo, setores impulsionados por novos programas do governo, pelo encaminhamento da Reforma Tributária e por expectativas de taxas de juros mais baixas a partir deste ano”, destaca.
Veja também: Mercedes-Benz Atego ganha cara nova e versões automáticas
Por Thaís Corrêa com informações da Assessoria Daimler Truck Locações e Serviços
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.