terça-feira, março 5, 2024

Quantos caminhões são necessários na demolição de um palacete?

Na última semana, a prefeitura de São Paulo anunciou que irá colocar abaixo o Casarão das Muletas, palacete histórico localizado no bairro da Bela Vista, centro de São Paulo. A estrutura precária e o risco iminente de queda são alguns dos motivos da operação. Mas, você já se perguntou quantos caminhões são necessários para uma demolição que exige um cuidado maior como esse?

Origem do Palacete e abandono

Localizado no número 376 da Rua Artur Prado, o imóvel foi construído em 1913 para ser residência da família Ribeiro da Luz, mas foi abandonado nos anos 1980. Com a ação do tempo, o palacete foi se deteriorando e, em 2011, a prefeitura instalou estacas para sustentar a estrutura.

De acordo com o contrato, a demolição total deve ocorrer em 180 dias, pois a construção possui danos irreversíveis e com alto risco de colapso.

Por fazer parte de um conjunto de imóveis pertencentes a área de tombamento histórico, o local precisou ser excluído do enquadramento da Zepec (Zona Especial de Preservação Cultural), com a autorização da prefeitura.

Qual é o tipo de caminhão utilizado no processo?

Para a demolição, serão necessários os caminhões caçamba, que são veículos utilitários projetados para transportar e descarregar materiais a granel, como terra, areia, cascalho, entulho, entre outros.

Durante a operação, a caçamba basculante pode ser levantada para descarregar o conteúdo de forma rápida e eficiente. Essa característica torna esses caminhões ideais para trabalhos em construção civil, mineração, agricultura e outras atividades que envolvem o transporte de grandes volumes de materiais.

Caminhão Caçamba
Imagem: PNE

A caçamba basculante permite que o material seja descarregado de maneira controlada e direcionada, facilitando o processo de despejo em locais específicos, como canteiros de obras. Esses caminhões são frequentemente utilizados para movimentação de terra, escavações, nivelamento de terrenos e transporte de insumos em grandes quantidades.

Vale destacar que caminhões caçamba menores podem ter um peso bruto total em torno de 10 a 20 toneladas, enquanto modelos maiores e mais pesados podem ter capacidade para mais de 30 toneladas.

Você, estradeiro!!! Tem algum palpite de quantos caminhões caçamba serão utilizados no processo de demolição do palacete em São Paulo?

E quantos serão utilizados?

É estimado que a remoção produza 1.000 metros cúbicos (m³) de entulho, quantidade suficiente para encher 70 caçambas de caminhões. Em nota, a prefeitura afirma que todo o material removido do palacete será descartado em aterros.

Mas, antes da demolição, ainda serão necessárias ações como vistorias, cercamento com tapumes para a realização da limpeza do terreno e, enfim, a demolição.

Ou seja, além dos caminhões caçamba, outros tipos de veículos pesados também deverão ser utilizados ao longo do processo.

A importância do caminhão nas construções

Obras na Rodovia Anhanguera
Imagem: PNE

Como você conferiu ao longo do texto, o caminhão é fundamental dentro do processo de demolição de um imóvel. Mas se traçarmos em uma escala maior, fica cada vez mais claro que os veículos são importantes do início ao fim de uma construção.

Ao levantar um edifício ou casa, precisamos de muitos caminhões e ao demolir, também. Logo, tudo passa pelo caminhão, demonstrando cada vez mais a importância dos pesados para os processos de crescimento e desenvolvimento do país.

Veja Também: Importância do conhecimento de acessórios do caminhão

Por Daniel Santana com informações da Prefeitura de São Paulo e da Folha de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados