Ônibus elétrico brasileiro da Mercedes-Benz faz sua estreia europeia na Busworld

O Mercedes-Benz eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil, faz sua estreia na Europa. O modelo, que marca a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País, é destaque no estande da Daimler Buses na Busworld Europa 2023 na Bélgica.

O eO500U da Mercedes

Em 2021, o Pé Na Estrada trouxe mais informações sobre o lançamento do primeiro ônibus elétrico da montadora alemã no Brasil. Entre as características do modelo, estão o chassi O500U, modelo Padron 4×2 da conhecida linha O500. Com piso baixo, o veículo pode receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento, e sua autonomia pode chegar a até 250 km.

Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, o O500U é equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia (que recupera parte da carga durante as frenagens). O trem de força promete proporcionar ao motorista uma nova experiência de condução, totalmente silenciosa. O sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in, no mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler em seus ônibus elétricos. De acordo com a marca, o sistema levará três horas para a recarga completa.

O painel de instrumentos do modelo foi pensado para se adequar às novas necessidades de controle, trazendo informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.

O eO500U da Mercedes
Divulgação: Mercedes-Benz

De acordo com Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, veículos elétricos da marca já são sinônimos de transporte sustentável e a chegada do modelo brasileiro à europa está alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG: “Agora, nosso eO500U também está neste portfólio. Seus benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo […] Com esse produto, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG”.

Eletromobilidade em ônibus urbanos

Além do eO500U brasileiro, a Mercedes-Benz também apresentou outros modelos elétricos da marca na Busworld que rodarão em solo europeu: o Intouro, um ônibus intermunicipal híbrido; o Tourismo, destinado ao transporte rodoviário; e o eCitaro, um ônibus totalmente elétrico com célula de combustível.

O eCitaro conta com a nova geração de baterias NMC3 e um pacote de novidades em desempenho. Vale destacar que as baterias NMC3 também já são utilizadas no chassi do eO500U brasileiro, que fez sua estreia na Europa.

Eletromobilidade em ônibus urbanos
Divulgação: Mercedes-Benz

“Como fabricante e líder mundial em ônibus, nossa ambição é clara. Queremos combater as mudanças climáticas e nos tornar um elemento impulsionador para a transformação do transporte de passageiros […] Dessa maneira, passaremos a adotar uma estratégia de tecnologias alternativas de propulsão, com o objetivo de fornecer ônibus neutros em CO2 para todos os segmentos e mercados mais importantes até o final desta década”, destaca Till Oberwörder, chefe mundial da Daimler Buses.

Veja Também: Ônibus Mercedes-Benz

Por Daniel Santana com informações da Assessoria Mercedes-Benz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados