terça-feira, junho 24, 2025

Empresas de peças de veículos entram no setor energético

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Empresas de peças de veículos entram no setor energético. É mais ou menos isso que vem acontecendo, uma vez que, cada uma acaba ajudando a outra. 

Outra maneira recorrente das companhias é o de se criar uma subsidiária ou de realizar uma fusão com alguma empresa já consagrada no segmento de baterias ou de geradores. 

Empresas de peças de veículos no setor energético 

A BorgWarner, por exemplo, empresa conhecida pela fabricação de turbocompressores, celebrou 50 anos no Brasil anunciando maior foco em tecnologias para descarbonização.

Para Michelle Collins, diretora global de Marketing e Relações Públicas da BorgWarner, o sucesso no Brasil reforça que a empresa está no caminho certo.

Ela ressalta que globalmente, o portfólio da marca já é guiado por tecnologias que apoiam a descarbonização de veículos.

“Em 2023, cerca de 87% da receita partiu de produtos que reduzem emissões ou viabilizam veículos de emissão zero”, finaliza.

Entre as principais tecnologias destacadas pela empresa estão os inversores, fundamentais para a propulsão de veículos elétricos a bateria. Assim como os sistemas voltados para ampliar a autonomia.

Por fim, no sentido do cuidado com o planeta, a BorgWarner também investe em iniciativas de economia circular, como a remanufatura de turbocompressores.

Desde 2001, a unidade brasileira mantém uma linha de remanufatura certificada, que já evitou o descarte de mais de 24.000 toneladas de alumínio e ferro fundido.

Na reportagem é possível entender como a transição energética está chegando aos veículos. Utilizando as baterias e sem desprezar os motores. Ela é uma cobertura da Latbus 2024.

 

A Stellantis e Factorial Energy também anunciam o sucesso das células de bateria de estado sólido em escala. 

Ou seja, ao contrário das baterias convencionais de íons de lítio, as baterias de estado sólido oferecem maior densidade de energia e carregamento mais rápido.

Com isso, as células permitem uma redução significativa no tempo de carregamento, de 15% para mais de 90% de carga em apenas 18 minutos à temperatura ambiente.

Agora, as baterias estão reduzindo peso e aprimorando a eficiência geral do sistema para garantir uma integração perfeita.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

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