segunda-feira, junho 17, 2024

Foco na segurança dos condutores e maior modernização em monitoramento: Os destaques tecnológicos presentes na Fenatran 2022

Nem só de lançamento de caminhões viveu a Fenatran 2022. Um dos destaques da feira foi o grande aumento de softwares e outras tecnologias focadas em trazer mais segurança nas estradas para um melhor desempenho dos condutores ao volante.

Algumas empresas levaram ao evento o que há de mais recente em monitoramento e desempenho nas rodovias e apresentaram soluções para maior acompanhamento dos motoristas nas vias ao longo de seus trajetos. Confira os principais destaques:

  • Intelbras

Tecnologias de Monitoramento e Rastreamento da Intelbras
Imagem: PNE

A Intelbras levou à feira suas soluções para o monitoramento e segurança de frotas em tempo real, denominada pela empresa como TMR, significado de Tecnologias de Monitoramento e Rastreamento. Dessa forma, a solução oferece um acompanhamento em tempo real de frotas através de câmeras, gravadores e softwares.

O programa da Intelbras pode ser aplicado em três setores diferentes ligados a soluções veiculares: Cargas (Combustíveis, Logística, Mineração, etc.); Pessoas (Transporte Municipal, Transporte Intermunicipal, Fretamento, etc.) e Serviços (Distribuidoras de energia, Saúde, Polícia, etc.).

Dentre essas opções, as soluções para a segurança estavam em exposição na feira com a introdução da tecnologia em veículos policiais. No caso, o TMR foi aplicado em um Renault Twizy, veículo elétrico da montadora francesa utilizado pela Guarda Municipal de Florianópolis em operações de segurança nas ruas da capital catarinense.

O veículo dispõe de câmeras internas e externas que podem ser controladas pelo condutor. A câmera externa capta as imagens e identifica em tempo real as pessoas que passam na frente ou ao lado dela. O software imediatamente afirma ao motorista por meio de uma tela interativa se os populares captados pelas imagens possuem ou não acessórios como óculos ou máscara no rosto, e no caso de homens, se possui barba ou não. Já a câmera interna, registra imagens do policial durante as operações com o veículo para observar o comportamento do mesmo durante o trabalho.

Vale destacar que todas as imagens registradas ao longo do dia também são enviadas à central da Guarda Municipal no momento da filmagem, através de conexão Wi-Fi ou 4G. As gravações podem ser utilizadas para realização de prova de incidentes, assim auxiliando em investigações.

  • ATSLog

A empresa catarinense ATSLog, expôs na Fenatran a IAra. O lançamento pretende trazer ao mercado uma Inteligência Artificial capaz de analisar o risco em que cada motorista está exposto ao trafegar nas estradas do país.

O diretor de inovação da ATSLog, Reni Peruzzo explica que a IAra ajudará a identificar, através de análise de risco, os condutores que estão mais expostos ao sinistro ou acidente. “Isso é feito através de dados como: tempo de jornada, excesso de velocidade, forma de condução do veículo, horas extras, interjornadas, último descanso, clima e horário do dia. É possível avaliar ainda também fatores externos como: estatísticas de acidente na rota, qualidade da pista, manutenção do veículo, localização, entre outros. Através desses fatores é possível tomar decisões para reduzir o risco de acidentes.”, destaca o diretor.

Leandro Martinello, diretor comercial da ATS, destacou como o alerta chega ao condutor por meio do software: “Os alertas vão incialmente para as transportadoras, mas existe também a possibilidade de habilitar o sistema para que o alerta vá diretamente ao rastreador do veículo que mandaria uma mensagem imediata ao condutor, ou por meio do aplicativo, onde a empresa poderia notificar diretamente o motorista via app. A preferencia seria alertar diretamente do rastreador que já é normalmente utilizado pelo condutor.”

Ainda de acordo com a empresa, o projeto IAra vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, sendo que sua rede neural está em constante aprendizado e com referência em uma base de dados de mais de 15 anos. Conforme Reni, com o passar do tempo a IAra fica cada vez mais inteligente. “É um projeto complexo onde procuramos aliar a produtividade do motorista com sua segurança e sua saúde. Quando se fala em sistemas, muito se fala em performance, mas também precisamos levar em conta o lado humano, por isso surgiu essa ideia”, afirma.

A ATS afirma que a IAra já está beneficiando vários motoristas de clientes da empresa e o diretor de inovação aponta que a Inteligência Artificial é uma tendência mundial cada dia mais difundida.

  • Sascar by Michelin

Inovações da Sascar na Fenatran 2022
Imagem: PNE

Já a Sascar, empresa especializada em gestão de frotas do Grupo Michelin, celebrou na Fenatran o marco de 300 mil soluções conectadas na América Latina. Na feira, a empresa destacou como a inclusão de novas tecnologias podem otimizar a gestão de frotas. 

A Sascar apresentou seus principais lançamentos de soluções para transporte como os: 

  • Smart Reports 2.0: ferramenta de apoio para monitoramento da emissão de CO2 e outros índices de sustentabilidade; 
  • Smart Cameras: ferramenta de gestão do comportamento do motorista para prevenir acidentes; ecossistema de Inteligência de Recuperação para segurança de cargas e veículos; 
  • Torre de Controle: um simulador para controle de jornada, gestão logística e aumento da produtividade; e Carreta Conectada Avançada para monitoramento da temperatura e pressão dos pneus, melhoria de performance e consequente redução de custos.

Uma das frentes mais importantes de monitoramento é o comportamento do motorista. Focada na prevenção de acidentes, as Smart Câmeras Sascar são uma solução avançada de inteligência embarcada. “Nossa solução conta com até cinco câmeras de alta definição, instaladas dentro e fora do veículo, para o acompanhamento 360º de toda a jornada de motoristas e caminhões. Um algoritmo faz a análise das imagens em tempo real, alertando o motorista e gestor da frota simultaneamente ao detectar aproximação perigosa, mudança de faixa, sinais de sonolência e desatenção do motorista como: bocejos, olhos fechados, uso do celular, cigarro e olhares frequentes para os lados e para baixo. É uma solução que, além de evitar acidentes em tempo real através dos alertas, gera relatórios de infrações por condutor e ocorrências, permitindo o envio de feedbacks e treinamentos personalizados aos motoristas”, explica André Moreto, Diretor de Marketing da empresa. 

Já a solução de Smart Reports versão 2.0 traz, segundo a Sascar, maior dinamismo para os dados capturados por meio da telemetria. Com ele, o gestor de frotas pode acompanhar o desempenho da sua operação através de indicadores que demonstram oportunidade de melhoria no comportamento do motorista e define planos de ação que refletem na redução da emissão de CO2, indicador também disponível no dashboard da plataforma. 

Sascar Smart Reports
Imagem: PNE

A melhoria de qualidade na condução pretende reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, melhorar indicadores ambientais. As informações disponibilizadas pelo Smart Reports também pretendem apontar a diminuição de infrações e acidentes e uma redução na emissão de CO2 de mais de 5%.

De acordo com Boanerges Neto, COO da Sascar: “A digitalização do transporte torna a mobilidade mais sustentável a partir do momento em que preserva mais vidas e também desenvolve a produtividade de forma responsável. Trazemos gestão e economia com a otimização desde o agronegócio até o transporte de mercadorias”.

Outro destaque é que, a partir da Fenatran, a empresa passa a adotar uma marca global: Michelin Connected Fleet. No Brasil, a adoção começará como Michelin Connected Fleet Powered by Sascar, que foi apresentada em primeira mão na feira. Essa nova marca unifica, sob um mesmo guarda-chuva, todos os serviços e soluções para gestão de frotas dentro do grupo, sendo representada pela Sascar em toda América Latina, Masternaut na Europa e Nextraq na América do Norte.

A apresentação da nova marca no Brasil é sequência dos lançamentos já feitos na Alemanha, Espanha, Franca e Reino Unido, entre outros países. Até o final de 2023, a nova marca assinará as operações nos demais países onde já atua.

Por Daniel Santana com informações da Intelbras, ATSLog e Sascar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados