quinta-feira, julho 18, 2024

Fortaleza recebe testes de iluminação especial em faixa de pedestre

Desde o início de março, a cidade de Fortaleza (CE) está participando de um projeto que pode contribuir para a redução de acidentes de trânsito a partir de um sistema inteligente de iluminação dinâmica da faixa de pedestre. 

A iniciativa está em fase de pesquisa e testes por técnicos da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania da cidade (AMC) em parceria com a empresa americana Intelligent Security Systems (ISS), responsável pela criação do sistema, o SecurOS Soffit.

Como funciona o sistema de iluminação?

Instalado no cruzamento da rotatória da Praça Portugal com a Av. Dom Luís, no bairro Aldeota, o SecurOS Soffit foi criado para ser um reforço à segurança da sinalização viária, especialmente em faixas de pedestres e cruzamentos semaforizados. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, o local foi escolhido por conta da intensidade do tráfego e circulação de veículos em curva, situação que pode afetar a visibilidade do condutor em relação ao pedestre. No trecho, há também um semáforo veicular com estágio para pedestres.

O SecurOS Soffit possui um conjunto de luzes que é acionado por inteligência artificial que identifica a presença humana na faixa de pedestres. A partir do movimento de passagem, a iluminação dinâmica é ativada lançando feixes de luz sobre quem caminha pela faixa, do início à conclusão da travessia. Além disso, o sistema ainda pode iluminar de forma independente pedestres que transitam em sentidos opostos na faixa, aumentando a visibilidade de quem faz o percurso a pé e chamando a atenção do condutor.

O sistema, que está em fase inicial de testes e pesquisa, também registra o fluxo de pedestres e possui uma câmera acoplada sobre a faixa, que permite monitorar e supervisionar como é desenvolvida a travessia, se na faixa ou fora dela. Tendo como foco a percepção do usuário sobre o sistema de iluminação dinâmica, o estudo também vai averiguar a sua eficácia em momentos de menor circulação.

Vale destacar que a capital do estado do Ceará foi escolhida para receber o projeto-piloto do SecurOS Soffit por se tornar uma das referências nacionais de segurança viária nos últimos anos. Em 2022, Fortaleza registrou o oitavo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito. Foram 158 óbitos nas vias da cidade, número 58% menor em relação ao do ano de 2014, no qual 377 pessoas perderam a vida.

Foco na segurança dos condutores e maior modernização em monitoramento

Nem só de lançamento de caminhões viveu a Fenatran 2022. Um dos destaques da feira foi o grande aumento de softwares e outras tecnologias focadas em trazer mais segurança nas estradas para um melhor desempenho dos condutores ao volante.

Algumas empresas levaram ao evento o que há de mais recente em monitoramento e desempenho nas rodovias e apresentaram soluções para maior acompanhamento dos motoristas nas vias ao longo de seus trajetos. Clique aqui e saiba mais sobre as novidades tecnológicas apresentadas na última Fenatran.

Veja Também: Comissão da Câmara aprova prioridade para obrigações de concessionárias em trechos urbanos de rodovias

Por Daniel Santana com informações da Prefeitura de Fortaleza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados