Governo de Minas Gerais lança pacote de investimento em rodovias

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Governo de Minas Gerais lança um pacote de investimento em rodovias, o Provias. O programa visa requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação das rodovias. O anúncio aconteceu no dia 4 de abril e a iniciativa conta com o apoio da Seinfra (Secretaria do Estado de Intraestrutura e Mobilidade) e do DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem).

Com uma verba de R$ 2 bilhões, considerado o maior investimento do governo mineiro em 10 anos, a iniciativa atenderá a uma demanda represada por décadas. E que até o momento era feita por meio de contratos a curto prazo e sem objetivo direto de recuperação do pavimento. 

Quanto à origem da verba:

  • R$ 1,4 bilhão do Termo de Reparação assinado com a empresa Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais;
  • R$ 120 milhões do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, um programa de reparação dos impactos da barragem de Mariana, em Minas Gerais;
  • O restante oriundo de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresa e convênio com prefeituras.

As obras previstas no pacote de investimento

Com as obras, o governo pretende promover também:

  • A geração de renda e empregos, com pelo menos 8 mil vagas diretas e 24 mil indiretas
  • Melhoria na segurança, com redução de acidentes 
  • Mais atração para investimentos locais

Eixos das obras

As ações serão divididas em dois eixos:

Recuperação Funcional: melhoria dos trechos de estrada que estejam em pior estado de conservação, num total de 55 obras em 1.770 quilômetros de malha rodoviária

Novas obras: pavimentação, construção de pontes para ligação entre importantes regiões do estado de Minas Gerais, serão cerca de 44 empreendimentos e 807 quilômetros de obra.

Obras previstas 

Abaixo algumas das obras previstas e previsões para entrega:

OBRA  EXTENSÃO INVESTIMENTO PREVISÃO
Recuperação Funcional da BR-367 que liga Minas a Bahia 193 quilômetros  R$ 85 milhões Primeiro trimestre de 2023
Pavimentação da rodovia LMG-760 entre o Parque Estadual do Rio Doce e o entroncamento para a BR-262 57 quilômetros  R$ 128 milhões Setembro de 2022
Ponte sobre o Rio São Francisco na MG-402, conectando regiões Norte e Nordeste Cerca de 1 quilômetro  R$ 113 milhões Outubro de 2023
Recuperação funcional da MGC-497 entre Uberlândia e Prata Cerca de 78 quilômetros R$ 44 milhões Sem previsão
MG-255, de Itapajipe a Iturama Cerca de 92 quilômetros Sem previsão

 

Investimento em rodovias de Brumadinho

Uma parceria entre o Governo de Minas Gerais, o Ministério Público do estado, o Ministério Público Federal e Defensoria Pública Estadual, ampliou o programa, incluindo investimento em rodovias de Brumadinho. Um acordo judicial para reparar danos causados pelo rompimento da barragem do município, em 2019, que além 272 vidas perdidas, trouxe impactos sociais, econômicos e ambientais para diversas regiões de Minas Gerais. 

A iniciativa foi proposta pela comunidade e prefeitura por meio de consulta popular com mais de 10 mil moradores dessas regiões. Um total de R$ 580 milhões do montante serão destinados para execução de obras em seis trechos que passam pelo município de Brumadinho:

  • Pavimentação de dois trechos: Papagaios-Pompéu e Esmeraldas-São José da Varginha, na MG-060
  • Construção de uma ponte sobre o Rio Paraopeba, no município de Papagaios
  • Pavimentação da MG-415 até a BR-040-Porto Novo, em Morada Nova de Minas
  • Pavimentação do trecho Abaeté – Porto São Vicente, da LMG-762
  • Pavimentação do trecho BR-040 – Distrito de São José do Buriti, da AMG-930

Leia também: Exército atua no auxílio para a desinterdição de vias afetadas pelas chuvas em Angra dos Reis e Paraty

Por Jacqueline Maria da Silva com informações do Governo de Minas Gerais

 

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia.
    Mais uma vez, fica de fora a 265 de Leopoldina até a Br 040, 267 de Leopoldina até Juiz de Fora, 116 de Muriaé até Manhuaçu. Essas vias são ligações com alto fluxo de caminhões e carros e estão destruídas. Totalmente esburacadas, sem sinalização, sem acostamento, afundamento do asfalto, cheias de matos, com acidentes quase que diários. Uma vergonha!!!

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