Governo e CNT se juntam para reduzir déficit de motoristas no trecho

Visando combater o déficit de 1,5 milhão de motoristas profissionais no Brasil, foi assinado pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, um protocolo de intenções com o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, para qualificar o público do Cadastro Único (CadÚnico) que busca suprir o déficit de motoristas com a obtenção de carteiras profissionais para dirigir ônibus ou caminhões.

A falta de motoristas é um tema recorrente aqui no Pé Na Estrada, como você pode ter visto nos últimos meses. Recentemente, o Trucão conversou com três estradeiros sobre a escassez de caminhoneiros nos últimos tempos. Clique aqui e confira.

Como vai funcionar?

Deficit de Motoristas
Imagem: PNE

O acordo busca atender diretamente às demandas de emprego das empresas de transporte, preenchendo as vagas disponíveis e impulsionando a economia.

A parceria garante a capacitação, por parte da CNT, dos inscritos no Cadastro Único interessados em obter carteira profissional de ônibus ou caminhão. As pessoas que concluírem o curso têm grandes chances de serem contratadas, com salários acima de R$ 3 mil.

O objetivo é qualificar a mão de obra para as empresas de transporte. “A demanda por motoristas profissionais já existe. Queremos usar o convênio para selecionar pessoas do Cadastro Único e transformá-las de motoristas comuns em motoristas profissionais”, explica Costa.

Falta de Motoristas

No ano passado, apresentamos uma série de reportagens buscando entender os motivos da escassez de caminhoneiros no trecho. Uma delas destaca o processo de recebimento de currículos e a disponibilidade de vagas nas empresas de transporte. Clique no link abaixo e confira:

Veja Também: Como reter os motoristas profissionais?

Por Daniel Santana com informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

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