Novo Volvo FH Aero chega à Europa

A icónica gama de caminhões FH ganhou mais um integrante. Trata-se do recém-chegado Volvo FH Aero. Com design mais aerodinâmico, o modelo está disponível em quatro versões.

De acordo com as informações da marca, independentemente da motorização escolhida pelos clientes, elétrica, gasolina, GNV ou diesel, todas oferecem menor consumo de energia, maior autonomia e um nível superior de segurança e de experiência de condução. Algo em torno de 5%, porém a própria marca alerta: A economia real de combustível pode variar dependendo de muitos fatores, como velocidade de condução, uso do controle de cruzeiro, especificação do veículo, carga do veículo, topografia real, experiência de condução do motorista, manutenção do veículo e condições climáticas.

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Os novos modelos serão lançados por etapas nos mercados, entre 2024 e 2025, e estarão disponíveis em quatro versões: FH Aero, FH Aero Electric, FH Aero movido a gás e FH16 Aero.

Com relação ao espaço da cabine, o novo Volvo ganhou mais 24 centímetros se comparado com o Volvo FH normal. 

A aerodinâmica melhorada também beneficia o modelo FH Aero Electric através de melhores propriedades de rolamento livre. Isto permite uma maior regeneração de energia para alimentar a bateria durante frenagens ou aclives. 

 

Câmeras substituem os espelhos

Um novo sistema avançado de monitoramento de câmera contribui muito para a aerodinâmica e segurança. A solução, que substitui os tradicionais retrovisores exteriores, abre o campo visual ao condutor, melhorando a segurança do condutor e outros motoristas.

O sistema de câmaras tem um impacto positivo na visibilidade do condutor em condições de chuva e escuridão, mas também sob luz solar direta e ao conduzir em túneis. Ao dirigir com reboque, o sistema de câmeras possui uma função de panorâmica automática, acompanhando o reboque em curva.

Novo Volvo FH Aero chega à Europa
Imagem: Volvo Caminhões

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Controlador de velocidade cruzeiro

A tecnologia I-See da Volvo foi aperfeiçoada para poupar energia e emissões de carbono. Agora, usando um mapa topográfico, baseado na nuvem, é possível calcular o tempo de condução no modo de controle de cruzeiro, e consequentemente, poupar energia.

Há também um sistema de navegação integrado com mapas e aperfeiçoado para atender às necessidades específicas de carga, ele conta com atualizações automáticas que contribuem com uma entrega mais eficiente de mercadorias. As atualizações internas também incluem um forno de micro-ondas integrado e tomadas USB-C.

Vale dizer que o Volvo FH continuará sendo oferecido também com a cabine padrão, não estendida, dependendo das necessidades do mercado.

 

Por Rodrigo Samy com informações da Volvo Caminhões

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