segunda-feira, abril 29, 2024

Leilão BR-040/MG: Infraestrutura MG vence e assume trecho de Belo Horizonte a Juiz de Fora

Nesta quinta-feira (11), a Infraestrutura MG venceu o leilão da BR-040/MG. A concessão, que abrange o trecho de 232 quilômetros entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, será administrada pela concessionária pelos próximos 30 anos.

A empresa ofereceu o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio, estipulado em 11,21% e arrematou a concessão. As outras propostas foram da CCR (1%) e do Consórcio Vetor Norte (0%).

A concessão

Segundo a ANTT, o projeto prevê investimentos de CAPEX (Despesa de Capital para comprar, manter, ou aprimorar o que já existe) de R$ 5,04 bilhões e OPEX (Despesa Operacional) de R$ 3,65 bilhões (totalizando cerca de R$ 8,7 bilhões), abrangendo:

  • 163,948 km de duplicações;
  • 42,153 km de faixas adicionais;
  • 15,374 km de vias marginais;
  • 14,230 km de ciclovias;
  • 8 passarelas;
  • 57 pontos de ônibus;
  • 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF),
  • 1 ponto de parada e descanso (PPD) para motoristas profissionais.

Com a estimativa de criação de mais de 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda, todos os municípios que fazem parte da malha rodoviária atendida pela concessão devem ser beneficiados pelo empreendimento (diretamente e indiretamente), tendo em vista os investimentos e incentivos previstos para cerca de 3,6 milhões de habitantes em: 

  • Alfredo Vasconcelos; Belo Horizonte; Barbacena; Conselheiro Lafaiete; Congonhas; Carandaí; Cristiano Otoni; Ewbank da Câmara; Itabirito; Juiz de Fora; Nova Lima; Ouro Preto; Oliveira Fortes; Ressaquinha; Santos Dumont.

Descontos em pedágios da BR-040/MG

Praça de pedágio em Buarque de Macedo (MG). Imagem: Google Maps
Praça de pedágio em Buarque de Macedo (MG). Imagem: Google Maps

A nova concessão também prevê o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, com o uso de TAG’s. Os usuários frequentes são aqueles que utilizam apenas trechos da rodovia várias vezes por mês, como ocorrem com cidadãos que moram e trabalham em cidades próximas. 

Vale destacar que a mudança na concessão da rodovia marca a solução para o trecho que atualmente está em processo de relicitação e é mantido pela Via 040.

Investimentos em Tecnologia e Free Flow

Além dessas mudanças, também está prevista para a BR-040/MG a implantação de sistema de iluminação em curvas côncavas com restrição de visibilidade, sistema de análise de tráfego, detecção automática de incidentes, circuito de TV com 117 câmeras, sendo outras 20 câmeras na passarela, monitoramento meteorológico e cinco ambulâncias.

A possibilidade de transição do sistema de cabine para o Free Flow, também está prevista no edital. “Mesmo com a existência das praças no trecho, já está previsto no contrato de concessão, a possibilidade de migração ao longo dos anos iniciais para o sistema Free Flow. Para adesão, basta apenas que tenhamos a evolução da implementação da tecnologia no país para que isso vire uma realidade na BR-040”, destacou Marcelo Fonseca, superintendente de Concessão (Sucon/ANTT).

Início dos trabalhos

A ANTT não divulgou quando as operações da nova concessionária terão início.

Veja Também: Pedágios são reajustados na Rodovia Régis Bittencourt

Por Daniel Santana com informações da ANTT

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