Julho foi o melhor mês do ano nas vendas de caminhões

O mês de julho foi o melhor mês nas vendas de 2024 em muitos segmentos automotivos, nos pesados não foi diferente segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Pelos dados da Fenabrave, pudemos perceber esta elevação no mês das férias, vamos conferir agora também os bons números em exportações e o resultado na produção. 

Confira os números de Julho:

 

Produção, Vendas e Exportação em julho de 2024

Balanço julho/23 x julho/24

Na comparação entre julho de 2023 e 2024, houve um aumento significativo na produção de caminhões, mostrando o resultado de 76,5%. Ao total foram produzidas 11,9 mil unidades no mês passado. 

Nas vendas, o crescimento foi de 35,6% quando comparado ao mês de julho deste ano com o do ano passado. Os emplacamentos foram de 11,4 mil unidades. 

Embora a exportação não tenha sido tão expressiva, também foi positiva com um aumento de 10,7% em comparação com julho de 2023 e 2024. As exportações no mês passado somaram 1,5 mil unidades. 

Julho foi o melhor mês do ano nas vendas de caminhões
Arte: PNE / Julho melhor mês nas vendas de caminhões

Acumulado do ano – janeiro a julho de 2024

A Associação celebra os bons resultados que tiveram um aumento acumulado na produção de 41,5%. Ao todo, foram produzidas 76,3 mil unidades de janeiro a julho de 2024, em comparação com 53,9 mil unidades no mesmo período do ano passado. 

Já nas vendas o resultado positivo ficou em 11,8%. Foi contabilizado 68,1 mil unidades vendidas no acumulado do ano, comparado com 60,9 mil veículos emplacados no período homólogo. 

Em contrapartida, as exportações de janeiro a julho de 2024 tiveram uma queda de 10,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. Neste ano as exportações foram de 8,5 mil unidades até o momento, contra 9,5 mil unidades do acumulado do ano anterior. 

Julho foi o melhor mês do ano nas vendas de caminhões
Arte: PNE / Julho melhor mês nas vendas de caminhões

Ônibus também mostram resultados positivos na entrada do 2º semestre

 

Produção, Vendas e Exportação em julho de 2024

Balanço julho/23 x julho/24

Os ônibus também começam a demonstrar os resultados neste segundo semestre, segundo a Anfavea, os bons números representam as entregas dos ônibus Caminho da escola no primeiro semestre de 2024. 

A produção teve um aumento de 15,4% em comparação com julho de 2023. No mês passado foram produzidas 2.196 unidades contabilizadas. 

Nas vendas, o aumento foi de 65,8%. No mês passado foram emplacados 2.490, em comparação com as 1.502 unidades vendidas no mesmo mês do ano anterior. 

Já nas exportações, houve uma queda de 25,4% em comparação com julho deste ano com o do ano passado. Representando 393 unidades exportadas no mês passado. 

Julho foi o melhor mês do ano nas vendas de caminhões
Arte: PNE / Divulgação: Anfavea

Acumulado do ano – janeiro a julho de 2024

Como era de se esperar com o Programa do Governo: Caminho da escola, a produção do acumulado do ano foi positiva em 47,4%. As unidades produzidas foram de 16.864 neste ano, comparado com as 11.442 unidades no acumulado do ano anterior. 

As vendas ainda não tiveram tanto reflexo neste acumulado, com uma baixa de 11,5%. As unidades vendidas até agora em 2024 foram de 11.350, em comparação com 12.824 do mesmo período do ano passado. 

Já a exportação também teve uma queda de 8,7% em comparação com os acumulados. Neste ano se acumulou 2.535 unidades exportadas, contra 2.776 unidades no acumulado do ano passado. 

Julho foi o melhor mês do ano nas vendas de caminhões
Arte: PNE / Divulgação: Anfavea

Anfavea espera bons resultados da Lat.Bus 

Começou terça-feira (06), a feira Lat.Bus que vai até hoje, trazendo novidades de ônibus elétricos, híbridos e híbridos-plugin. A Associação espera bons resultados nas vendas dos ônibus já que no primeiro dia a feira demonstrou grande interesse do público geral. 

A Anfavea demonstra também estar animada para a Fenatran com relação aos caminhões. Essa feira acontece na segunda semana de novembro e promete trazer novidades para o setor dos pesados como acessórios, implementos rodoviários, além dos próprios veículos.

 

Veja também: Lat.Bus 2024 tem eletrificação para todos os gostos

 

Por Thaís Corrêa, com informações da Anfavea 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados