A Mercedes-Benz está disponibilizando para testes com clientes na Europa as primeiras unidades do caminhão pesado Urban eTruck, o primeiro totalmente elétrico da marca. Depois da apresentação do modelo, com PBT (Peso Bruto Total) de 25 toneladas e autonomia de até 200 km, durante a Feira Internacional de Veículos Comerciais de 2016, a IAA, em Hanover, na Alemanha, o primeiro lote será entregue a um pequeno grupo de clientes.
“Depois do lançamento mundial, em setembro do ano passado, no IAA, a reação dos clientes foi muito positiva. Já estamos falando de cerca de 20 potenciais clientes dos setores de logística, alimentício e coleta de lixo. Com os primeiros caminhões em teste, estamos agora perto do próximo passo, a produção do modelo em série”, explica Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks. “Até 2020 queremos estar no mercado com a produção do Urban eTruck em grande escala”.
Com zero emissões, silencioso ao máximo e com carga útil de 12,8 toneladas, o Urban eTruck oferece um conceito de economia combinada com ecologia. Inicialmente, um lote do veículo será produzido e destinado para clientes da Alemanha e, posteriormente, para clientes de outros países da Europa. Os modelos serão usados pelos clientes da marca durante aplicações reais do produto, otimizando ainda mais o conceito do veículo elétrico e as configurações dos sistemas do caminhão. Além disso, o teste contemplará inúmeras trocas de marchas, gerenciamento do tempo de carga da bateria e da autonomia do eTruck.
Para que possam operar em diversas aplicações, versões do Urban eTruck de 18 e 25 toneladas serão equipadas com carroceria frigorífica, baú carga seca e também plataforma. Junto com um carregador especial para as baterias da propulsão, os veículos serão entregues a clientes para uso por um prazo de doze meses, com o apoio da área de testes da Mercedes-Benz Trucks. Durante esse prazo, serão registrados os perfis de utilização e as áreas de aplicação, além da comparação entre conhecimentos adquiridos ao longo dos testes com as expectativas já apresentadas pelos clientes.
O Urban eTruck faz parte de uma abrangente iniciativa da Daimler Trucks no que se refere ao tema propulsão elétrica. O caminhão leve elétrico Fuso eCanter, por exemplo, estará em uso em diversos países a partir deste ano. Cerca de 150 veículos serão entregues a clientes selecionados da Europa, Japão e EUA.
Urbanização abre caminho para caminhões totalmente elétricos
Melhor qualidade do ar, menor nível de ruído e áreas de circulação restrita são agora importantes demandas para as grandes metrópoles do mundo. Será necessário transportar bens em ambientes urbanos, para números cada vez maiores, e com os menores níveis possíveis de emissões e ruído. Portanto, no futuro, caminhões totalmente elétricos serão responsáveis pelo transporte diário de mercadorias e outros bens necessários em muitas regiões metropolitanas.
O rápido desenvolvimento técnico está fortalecendo a tendência dos propulsores elétricos no transporte. A Daimler Trucks prevê que os custos das baterias para a produção do caminhão totalmente elétrico cairão 60% até 2025 – início da produção das baterias foi em 1997 – passando de 500 Euros/kWh para 200 Euros/kWh. Ao mesmo tempo, a densidade da energia das baterias disponíveis nesse período deverá crescer 250%, aumentando de 80 Wh/kg para 200 Wh/kg.
Adaptado de Mercedes-Benz
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.