Os fabricantes de automóveis estão fazendo esforços significativos para tonar a mobilidade elétrica mais atrativa. Na divisão de caminhões da Mercedes-Benz, na Europa, a história não é diferente.
A marca quer redobrar os esforços para facilitar a vida dos clientes, oferecendo a possibilidade da aquisição de um carregador de alta potência na própria concessionária.
Mercedes pensa em carregadores nas concessionárias
No seu compromisso com a mobilidade elétrica, a Mercedes-Benz Trucks desenvolveu uma estrutura que inclui consultoria de infraestrutura para apoiar os clientes na instalação de estações de carregamento nos seus depósitos.
Antes, a divisão só oferecia um atendimento personalizado aos clientes que desejavam eletrificar a frota. Porém, agora, o negócio vai envolver projetos e a comercialização de pontos de carregamento.
Saiba mais: Os piores horários para pegar a estrada durante o feriado
O novo serviço, denominado de “Depot Charging”, inclui, além do carregador de alta potência, aconselhamento e assistência técnica, com possibilidade de instalação por parceiros qualificados da Mercedes-Benz Trucks.
Há carregadores para todas as potências e bolsos, de 50 e 400 kW
Com este produto, o fabricante alemão procura “oferecer aos seus clientes um pacote abrangente e rentável para a transição para a mobilidade elétrica”, que abrange desde a geração de energia até uma infraestrutura de carregamento adequada. O lançamento inicial ocorrerá na Alemanha com projetos piloto em diversas concessionárias, seguido de expansão gradual para outros países europeus.
Até agora, a Mercedes-Benz Trucks tem atuado tradicionalmente como intermediária entre empresas de transporte e fornecedores de soluções de carga. Ao integrar estações de consultoria e carregamento, os clientes reduzem significativamente a necessidade de coordenação entre as partes, tendo um único ponto de contato para os seus caminhões elétricos e soluções de carregamento.
Saiba também: Iveco revela nova versão do Ônibus Rural Escolar
A divisão financeira da empresa (Daimler Truck Financial Services) oferecerá soluções de financiamento para estes carregadores.
Os carregadores em questão serão do fabricante italiano Alpitronic, empresa cuja especialidade é o desenvolvimento de eletrônica de potência e carregadores de corrente contínua. Seu catálogo de produtos inclui carregadores rápidos que oferecem entre 50 kW e 400 kW de potência, dependendo do modelo.
Por Rodrigo Samy, com informações da Mercedes-Benz Europa
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.