Motorista deve tomar cuidado com as redes sociais

DicasMotorista deve tomar cuidado com as redes sociais

No último domingo, o Pé na Estrada realizou a Imersão: Caminhoneiro que Lucra e um dos temas foi como se dar bem com os Recursos Humanos para conseguir uma boa vaga.

Com a falta de motoristas que o país enfrenta, antes desse evento voltado aos profissionais, o PNE realizou um Fórum só com os transportadores, nesse encontro os empresários apontaram falhas na postura dos motoristas como uma falta de qualificação.

Hoje o celular é como se fosse a extensão do nosso braço, ou seja, quase que faz parte do corpo. Porém, quando se trata de direção, o uso do aparelho não é seguro e traz muita falta de credibilidade para os profissionais que não respeitam isso.

 

Uso das redes sociais pode tirar a credibilidade do motorista

É natural que o motorista queria filmar seu trabalho para colocar nas redes sociais, mostrar para os amigos e até mesmo dar dicas de como sobreviver na estrada para influenciar outros caminhoneiros. No entanto, essa prática ao volante com o veículo em movimento é perigosa e te descredibiliza como profissional.

Segundo Marli Vazarini, psicóloga e pós-graduada em Recursos Humanos, as empresas não costumar verificar as redes sociais do candidato para avaliação, mas pode acontecer.

Motorista deve tomar cuidado com as redes sociais
Palestra sobre currículo, entrevista e postura na empresa

Marli diz que o que geralmente acontece é o motorista, já empregado, postar vídeos ao volante no horário de trabalho em redes como Instagram, Facebook, TikTok, Kwai e outras. Para ela, isso não pega nada bem.

Mesmo que a empresa não tenha conhecimento dos vídeos, o funcionário pode estar uniformizado ou o caminhão caracterizado, ou seja, isso vai acabar tirando a credibilidade também da empresa de uma forma ou de outra no mercado.

Não é só a credibilidade da empresa que está em jogo, e sim, também a do motorista. Segundo a especialista, para um caminhoneiro que quer lucrar e preza pela sua carreira, essa postura não condiz com um bom profissional.

Ou seja, não basta ter uma boa conduta e aparência para passar em uma vaga interessante, é necessário também ter perseverança para permanecer na empresa e caso saia dela, não sendo por motivos que possam manchar a carreira profissional.

 

Celular ao volante pode causar sinistros e é infração de trânsito

Marli diz já ter visto casos de profissionais demitidos exatamente por postarem vídeos nas redes sociais, às vezes motoristas sem camisa, tomando uma cerveja, fumando ou em outras situações.

No entanto, não é só o conteúdo do vídeo em si que preocupa a empresa, e sim, o risco eminente do motorista se envolver em um sinistro de trânsito, prejudicando sua vida, de outras pessoas, além da carga que transporta.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o uso do celular é uma infração, e a gravidade varia dependendo da ação, caracterizada entre segurar, manusear e utilizar.

Segurar ou manusear o celular é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH. Utilizar o celular para conversar (mesmo com fones de ouvido) é uma infração média, com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH. Na utilização, para a surpresa dos motoristas, a regra se aplica mesmo quando o veículo está parado no semáforo.

O Pé na Estrada preparou uma matéria completa sobre a diferença dessas três características do uso do celular ao volante. Acesse aqui e veja como não estar fora das regras de trânsito.

 

Qual é a postura de um caminhoneiro que Lucra?

A grande mensagem da Imersão foi deixar claro que um Caminhoneiro que Lucra não é só aquele que sabe dirigir. O motorista precisa saber muito mais que isso e aplicar no seu dia a dia. Isso quer dizer que, esse profissional precisa entender da legislação de trânsito, de finanças, de comportamento profissional, se manter sempre atualizado e amigo da tecnologia.

Então, o motorista não pode ter/usar as redes sociais? Não é exatamente por aí, hoje as redes sociais são um meio de se manter atualizado, até pode ser uma fonte de ganho.

No entanto, é necessário utilizar com segurança. Existem motoristas, por exemplo, que tem canais no YouTube e falam sobre a vida na estrada, porém é necessário fazer as filmagens com o caminhão parado, fora dele ou que outras pessoas filmem para você.

Há também câmeras externas, ou suporte para posicionar o celular antes de sair em viagem para gravar o caminho. De qualquer maneira, a atenção do motorista deve ser sempre ao volante e ao trânsito, sem segurar ou manusear o aparelho.

Outra dica quando se fala em redes sociais e ter uma postura profissional mantida, é ter uma conta no LinkedIn. Essa rede social é voltada especialmente para o meio corporativo. Nela você pode colocar suas experiências, compartilhar fotos e vídeos do seu trabalho (nada com o celular ao volante) e ser visto como um bom profissional pelas empresas que quer se candidatar e/ou está prestando serviços.

 

Caminhoneiros reconhecem falhas ao buscar uma vaga

Na Imersão, os próprios convidados também relataram sobre os companheiros que querem se candidatar a uma vaga e não tem uma foto branda no WhatsApp. Eles mesmos apontaram que o RH não vê com bons olhos, o caminhoneiro que passa seu número na plataforma com uma foto sem camisa, bebendo, ou até mesmo com uma arma de fogo.

E você? Já aconteceu de colocar um e-mail um tanto descontraído no currículo? Ou mesmo de ver casos de colegas que foram chamados a atenção ou até desligados por conta de uma má postura no ambiente de trabalho?

 

Veja também: Dicas para não perder a vaga de caminhoneiro na hora da entrevista

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados