quinta-feira, abril 25, 2024

Movimentação nos portos brasileiros tem alta de 3,9%

De janeiro a julho de 2020, os portos brasileiros movimentaram 638,6 milhões de toneladas de produtos. O resultado acumulado dos sete meses é 3,9% maior que o mesmo período de 2019, quando a movimentação alcançou 614,7 milhões de toneladas. Os dados são do Painel CNT do Transporte Aquaviário.

Leia também: Placa Mercosul desbotada, o que fazer?

Movimentação de cargas no porto de Paranaguá
Movimentação nos portos brasileiros tem alta de 3,9% | Porto de Paranaguá.

Somente no mês de julho, 99,8 milhões de toneladas de cargas passaram pelos portos brasileiros – número 0,3% maior que o de julho do ano passado. Nos sete meses, a navegação de longo curso respondeu por 69,8% da movimentação total de produtos nos terminais; a cabotagem, por 23,2%.

A análise dos dados mostra ainda que, em 2020, o setor registrou resultados negativos somente no mês de janeiro, que teve queda de 15,2% em relação a dezembro de 2019. Em março e abril, os resultados foram os melhores do ano até o momento, com altas de 11,5% e 20,3%, respectivamente, comparados aos mesmos meses de 2019.

Quanto ao tipo de instalação, os terminais privados movimentaram 65,3% do total, com 417,3 milhões de toneladas. Nos portos públicos, o volume movimentado foi de 221,4 milhões de toneladas.

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA) lidera a movimentação de cargas no ano de 2020, com um total de 98,5 milhões de toneladas, o que representa 15,4% do total de carga movimentada no período de janeiro a julho de 2020. Em segundo lugar, está o Porto de Santos (SP) com uma movimentação de 65,9 milhões de toneladas (10,3% do total).

Considerando o perfil de carga, os granéis sólidos (minérios, frutos, oleaginosas, fertilizantes etc.) lideram em volume movimentado, com 386,5 milhões de toneladas; em seguida, estão granéis líquidos e gasosos (combustíveis, óleos etc.), com 157,1 milhões de toneladas; as cargas conteinerizadas somaram 64,8 milhões de toneladas; e carga geral contabilizou 30,2 milhões de toneladas.

 

Recorde no Porto

Ao longo deste ano, alguns dados davam sinais de que a movimentação nos portos do Brasil estava intensa. Em julho, fizemos uma reportagem para a TV sobre o porto de Paranaguá/PR, que batia recordes de movimentação mesmo com a pandemia. Relembre:

 

Adaptado de Agência CNT

1 COMENTÁRIO

  1. Somos o maior Celeiro do mundo , Agronegócio movimentando e salvando nossa Economia , tenho orgulho de fazer parte desse seguimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados