Recentemente a Daimler apresentou, direto da Alemanha, lançamentos e novidades tecnológicas ligados ao transporte de passageiros. São ônibus elétricos da Mercedes para o mercado Europeu.
Leia também: Por que alguns motoristas dirigem cansados?
Os avanços concentram-se especialmente na compatibilidade ambiental, segurança, economia e conforto. Um dos veículos apresentados foi o novo ônibus articulado elétrico eCitaro G, que possui baterias de estado sólido, um item opcional.
Outro ônibus apresentado foi novo Intouro, para linhas intermunicipais e outras aplicações.
Novo articulado eCitaro G
O novo eCitaro G de 18,13 metros de comprimento é pensado para operações no tráfego intenso das cidades e em rotas com grande um número de passageiros.
Tanto o articulado eCitaro G quanto o ônibus urbano convencional eCitaro foram feitos para atender às demandas das empresas de transportes. As baterias de série desses modelos oferecem uma potência de até 150 kW.
O novo eCitaro G é o primeiro ônibus urbano do mundo de sua categoria que pode ser equipado, opcionalmente, com baterias de estado sólido. Elas possuem alta densidade de energia – cerca de 25% a mais do que a próxima geração das baterias tradicionais de lítio-íon e com uma capacidade de 441 kWh, asseguram autonomia de até 220 quilômetros em condições favoráveis de velocidade, topografia e clima. No inverno, com a função de aquecimento, a autonomia é de 170 quilômetros.
O eCitaro e o eCitaro G recebem uma garantia de até dez anos ou uma produção de energia de até 280 MWh por conjunto de baterias.
Novos ônibus Intouro
O novo Intouro, um dos lançamentos de ônibus elétricos da Mercedes, possui o Assistente Ativo de Frenagem 5 (Active Brake Assist – ABA 5), que é um item opcional.
Pela primeira vez, o ABA 5 opera com um sistema combinado de radares e câmeras, podendo executar automaticamente uma manobra de frenagem completa, até parar completamente o veículo, evitando assim, o impacto com um obstáculo estático ou em movimento e também com pedestres.
Outro item opcional é o Assistente de Proteção Lateral (Side Guard Assist), um sistema de assistência por radar que identifica pedestres durante as curvas. Ele auxilia o motorista principalmente em áreas urbanas e oferece proteção aos usuários mais vulneráveis da via, como pedestres e ciclistas.
Seu portfólio oferece versões para operações intermunicipais, serviços de turismo, escolar e fretamento.
Adaptado de Mercedes-Benz