Carro disfarçado de caminhão – Conheça o Novo Delivery da Volkswagen

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O Volkswagen Delivery é um velho conhecido do pessoal do trecho. São muitos anos de liderança. Também são muitos anos com a mesma cabine, o que a tornou um pouco ultrapassada frente a alguns concorrentes. E embora tivesse 5 modelos disponíveis, o Delivery estava de fora do seguimento dos comerciais leves, abaixo de 5 toneladas. Para resolver as duas questões de uma só vez, a Volkswagen lançou o Novo Delivery, que chega com cabine moderna e marcando presença em outros mercados.

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O que muda na cabine?

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Logo de cara já se percebe que o design é todo novo. O desenho foi desenvolvido pelo time alemão da Volkswagen, porém com base em entrevistas e estudos com clientes brasileiros.

Além da cara nova, o desenho traz os conceitos valorizados nos dias de hoje, com preocupação em economia, conforto e segurança. Além disso, usa materiais modernos que são mais resistentes e leves.

Retrovisores

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Os retrovisores do Novo Delivery são rebatíveis, algo útil para quem vai rodar em grandes centros, já que o espaço é apertado e pessoas e motos circulam nos corredores das vias.

Outra novidade é que eles podem ser bipartidos, o que aumenta o ângulo de visão, reduz os pontos cegos e ajuda principalmente nas manobras.

Os retrovisores também têm ajustes elétricos, para que o motorista não precise pedir para o ajudante nem precise abrir as janelas quando precisar regular os retrovisores.

Direção

    

O cockpit do motorista ficou bem mais ergonômico, com volante com coluna ajustável, bancos com diversas regulagens e porta-trecos de vários tamanhos e formatos, específicos para cada objeto dentro do caminhão, sejam luvas, copos, óculos ou outros.

Piso

O piso é outro ponto positivo. Liso, permite movimentação interna mais rápida e prática. Outro fator que aumenta a praticidade e veio a pedido dos clientes foi uma pequena estação de trabalho, conseguida pelo rebatimento do banco central. Ao abaixar o banco do meio, o motorista encontra uma pequena mesa, própria para ser um mini-escritório ou um local para refeições.

Materiais

Desde o lançamento da versão anterior do Delivery, foram muitas as evoluções em termos de materiais, por isso a nova linha conta com matérias-primas que trazem mais leveza e sustentabilidade à indústria automotiva.

O veículo utiliza ainda revestimentos em fibras orgânicas, que trazem a juta em sua composição. Além disso, tem 90% de sua composição reciclável graças ao emprego de peças e partes em aço e plástico polipropileno. O “boné” do Novo Delivery inaugura no Brasil o uso dos plásticos Cycoloy. O material é leve e altamente resistente a variações climáticas. Para se ter uma ideia, pesa 3,1 quilos, menos da metade dos 7,2 quilos que a mesma peça no Delivery anterior.

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Os pedais também contribuem para a redução de peso da cabine. Ao utilizar plásticos de engenharia no lugar de aços, ampliam a resistência e reduzem o peso em 30%.

A estrutura da cabine conta com o reforço dos aços de alta resistência, que a tornam mais segura e resistente, atendendo aos mais severos requisitos de segurança europeus (norma ECE R29).

O resultado são modelos com redução de peso da ordem de 7 a 10% na comparação com seus antecessores, logo, consome menos combustível.

Versões

Como as versões anteriores continuarão sendo comercializadas, os novos modelos possuem motorizações diferentes e até um carro em formato de caminhão.

Express – Um carro disfarçado de caminhão

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Toda a revolução aconteceu por causa dele. Por uma demanda do mercado, a Volkswagen Caminhões queria entrar no segmento de 3,5 toneladas, porém o potencial desse mercado era muito pequeno para financiar toda a estrutura que precisaria ser montada para sua produção. A marca então resolveu aproveitar e reestruturar toda a linha, dando origem ao Novo Delivery.

O Delivery Express, é, na verdade, um carro, pois pode ser dirigido com categoria B, não tem restrições de circulação e paga pedágio de automóvel, mas tem cara e jeito de caminhão, com sua combinação cabine/chassi, que já pode sair de fábrica implementado com carga-seca ou baú.

Tem motor Cummins ISF de 2,8 litros com tecnologia de pós-tratamento de gases EGR, dispensando o Arla 32. Alcança 150 cv e um torque máximo de 360 Nm numa ampla faixa de rotações. Para este modelo, a Engenharia de Resende desenvolveu um set de airbags tanto para o motorista como para os passageiros.

O Express tem tara de 1.975kg + 600/700kg do implemento, o que o deixa com capacidade de carga de 1 tonelada. Segundo a montadora, o fato de ser o único frontal da categoria faz com que seu raio de manobra também seja o menor, ou seja, precisa de menos espaço para manobrar, algo bastante útil para quem faz entregas em centros urbanos com ruas apertadas.

Por sua classificação, não pode ser adquirido com o FINAME.

Delivery 4.150 –

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Esta tonelagem também é nova para a Volkswagen. O modelo tem capacidade de carga levemente superior ao Express, mas pode ser adquirido pelo FINAME. O Novo Delivery 4.150 tem motor Cummins ISF de 2,8 litros e 150 cv de potência, com sistema de pós-tratamento de gases EGR, que dispensa o Arla 32. A transmissão manual é a ESO-4106.

Delivery 6.160 –

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Grande aposta da montadora no quesito capacidade de carga/custo/conforto, o modelo conta com caixa ESO-4206 de seis velocidades e motorização Cummins ISF de 2,8l e solução SCR para o pós-tratamento de gases, aquela que usa Arla. Chega a 160 cv e torque máximo de 430 Nm.

Delivery 9.170 –

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Muito beneficiado pela mudança de materiais, o novo Delivery 9.170 teve redução de peso da ordem de 10% na comparação com seu antecessor e, consequentemente, gasta menos combustível, emite menos poluentes e tem maior capacidade de carga. Seu motor é o Cummins ISF de 3,8 litros e tecnologia SCR, com Arla. Torque máximo de 600 Nm e 165 cv de potência. A transmissão manual é a ESO-6106, com seis velocidades, e o modelo contará ainda com transmissão automatizada.

Delivery 11.180 –

Novo delivery

Indicado para entregas urbanas e serviços rodoviários de curtas e médias distâncias, o novo Delivery 11.180 é equipado com motor Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com torque máximo a 600 Nm e 175 cv de potência e transmissão manual ESO-6106. O modelo contará ainda com transmissão automatizada.

Delivery 13.180 –

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Primeiro modelo equipado com terceiro eixo da nova família, é o caminhão com maior capacidade de carga da nova família Delivery. Foi projetado de acordo com a legislação de circulação de Veículo Urbano de Carga (VUC) nas cidades onde há restrição de tráfego. Com motor Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com torque máximo de 600 Nm e 175 cv de potência e transmissão manual ESO-6206. Contará também com transmissão automatizada.

Financiamento, garantia e revisões

Além de mudar no produto, a Volkswagen também trouxe novidades na forma de compra dele. Em parceria com os consórcios BR Qualy e Maggi, a montadora fez planos de cota contemplada com parcelas de R$ 1.000,00 por mês. Além disso tem planos de 100% de financiamento com o Banco Volkswagen, ou seja, sem entrada.

A empresa também oferece um ano de garantia no veículo completo e mais um ano no trem de força. Já para as revisões, as três primeiras terão mão de obra gratuita.

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Preço e prazo

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Os modelos tradicionais seguirão sendo comercializados com seu valor atual, já o Novo Delivery terá valor de 7 a 10% acima da família atual, dependendo do modelo e opcionais. O Novo Daily Express deve ter preço de partida de R$ 118 mil, sem implemento, na mesma faixa de preço de uma Daily (Iveco).

A nova família vai entrar aos poucos no mercado, 11.180 e 9.170 já estão disponíveis desde agora. O modelo 6.160 deve chegar ao mercado no fim de dezembro/começo de janeiro. Em fevereiro chega o Express, logo em seguida entra o 4.150. Por fim, entre março e abril do próximo ano, entra no mercado o 13.180.

O Novo Daily será, a princípio, comercializado na América Latina, mas a empresa pretende expandir a linha para África, Oriente Médio e, quem sabe, até a própria Europa.

 

Futuro

O investimento foi grande no Novo Delivery, veja alguns números do projeto:

Investimento: R$ 1 bilhão,

Tempo de desenvolvimento: cinco anos

Expansão da fábrica: 4.500m2

Km rodados em testes: 4 milhões

Com tanto investimento, a empresa afirma que o novo design pode migrar para outras linhas da marca. Além disso, segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de marketing da Volkswagen, até o fim do ano que vem, toda a família do Novo Delivery pode já ter câmbio automatizado disponível.

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Outra mudança que pode vir em um futuro próximo é a DRL, a luz diurna, que substitui o farol baixo durante o dia. O caminhão já tem a marca de LED em sua nova identidade, mas por enquanto a luz é apenas parte do design, não serve para cumprir a legislação. Segundo a montadora, instalar a DRL poderia subir o preço do veículo entre R$ 1 mil e 3 mil, e como a marca entende que esse mercado é muito sensível a preço e o cliente ainda não vê valor no dispositivo, a montadora optou por deixá-lo de fora, mas acredita que ele será uma demanda do mercado em breve.

As versões do Novo Delivery poderão ser vistas na Fenatran em outubro, onde a montadora pretende apresentar novas surpresas.

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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