O que realmente importa em um caminhão de bombeiro?

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O Pé na Estrada sempre escreveu sobre caminhão de bombeiro. Afinal, é um assunto que desperta o interesse de crianças, jovens e adultos.

Em novembro de 2024, por exemplo, identificamos um modelo American LaFrance, produzido em 1939, equipado com um V12 a gasolina e transmissão manual de quatro velocidades. O raro caminhão estava em leilão e trazia alguns equipamentos funcionando.  

Em uma feira, a Mercedes esbanjou tecnologia ao mostrar o novo Arocs bombeiro que se integrou a corporação de Praga. 

Caminhão de Bombeiro LaFrance Série 500
Caminhão de Bombeiro LaFrance Série 500

O peso bruto total de 18 toneladas e potência de 455 cv (335 kW) e transmissão automatizada de 12 marchas.

Mas o que importa em um caminhão de bombeiros?

É a resposta rápida e eficiente às emergências. Já como equipamentos é importante ter tanque de água e bomba de alta pressão, escadas e EPIs.

Vale dizer que o tipo de caminhão também varia conforme a missão: combate urbano, incêndio florestal, resgate, entre outros.

Recentemente, a VW Caminhões e Ônibus anunciou que venceu a licitação para fornecer 45 novos caminhões ao Corpo de Bombeiros.

Estado de São Paulo recebeu 15 caminhões 

Para o Corpo de Bombeiros de São Paulo, foram entregues 5 unidades do VW Delivery 4×4 e 10 unidades do VW Constellation 18.320.

Já o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina recebeu 30 unidades do VW Constellation 18.260 4×2 com transmissão automática.

Todos os veículos foram configurados sob medida para atender às exigências operacionais da corporação, com foco em desempenho, robustez e segurança.

Motor do caminhão de bombeiro faz a diferença

Um dos diferenciais dos caminhões Volkswagen para esse tipo de aplicação está na potência do motor, que garante desempenho superior em emergências.

Os veículos são capazes de bombear até 4.730 litros de água por minuto, com alcance de até 45 metros, um atributo essencial para o combate a incêndios, especialmente em áreas de difícil acesso.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

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