Produção nacional ônibus elétrico consegue atender SP

ÔnibusProdução nacional ônibus elétrico consegue atender SP

A produção nacional ônibus elétrico consegue atender a demanda da capital de São Paulo. A informação veio à tona, depois que o prefeito usou uma suposta incapacidade da indústria para o não cumprimento de metas de sustentabilidade.

Ou seja, a indústria brasileira está preparada para atender à demanda de veículos sustentáveis na cidade de São Paulo.

Produção nacional ônibus elétrico consegue atender SP

Assim como pronta para cumprir as metas estabelecidas pela Lei 16.802/2018, que prevê a transição da frota municipal para modelos de baixa ou zero emissão.

Quem emitiu uma nota de “repúdio” às palavras do prefeito foi a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

O executivo expressou dúvidas sobre a viabilidade do cronograma devido a supostas dificuldades de fornecimento da indústria.

Capacidade produtiva garantida

Segundo a ABVE, os fabricantes brasileiros possuem capacidade tecnológica e estrutura produtiva suficientes para atender à renovação da frota paulistana dentro do prazo.

Um levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), revelou que as empresas já têm condições de produzir até 9.920 ônibus elétricos por ano.

Logo, esse número pode crescer para 25 mil unidades anuais com os investimentos planejados até 2028.

Diálogo aberto para acelerar a descarbonização

A eletrificação da frota de ônibus é um passo fundamental para a redução da poluição e para a construção de um sistema de transporte mais sustentável e eficiente.

Com a infraestrutura adequada e políticas públicas bem estruturadas, São Paulo pode consolidar-se como uma referência global em mobilidade elétrica.

Portanto, produção nacional ônibus elétrico consegue atender SP.

Lançamentos 100% elétricos

A Volvo começa a comercializar o Volvo BZR, a nova e moderna plataforma mundial de chassis 100% elétricos da marca, com zero emissões de CO2.

Muito versátil, ela permite aplicações urbanas, de fretamento e até rodoviárias de curta distância.

O BZR tem o mesmo quadro de chassi, freios, eixos e capacidade de transporte da versão a diesel equivalente da marca.

Outro grande lançamento é o BZRT, versão articulada ou biarticulada do novo chassi 100% elétrico de alta capacidade da Volvo.

Ele foi desenvolvido seguindo o compromisso de atender à crescente demanda das cidades por redução de emissões de gases em seus sistemas de transporte de passageiros, com o benefício adicional de baixíssimo ruído.

Na versão biarticulada, o “Bus Zero Rapid Transit” será o maior veículo elétrico do mundo em operação comercial, criado para receber carrocerias de até 28 metros e levar até 250 passageiros.

O BZRT começará a ser produzido pela Volvo em 2025 na fábrica de Curitiba (PR), que será a base global de produção e exportação do modelo.

BZRT, versão articulada ou biarticulada do novo chassi 100% elétrico de alta capacidade da Volvo
A Volvo desenvolveu o BZRT, versão articulada ou biarticulada, 100% elétrico de alta capacidade
Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados