Como escolher o melhor lubrificante para o caminhão?

DicasComo escolher o melhor lubrificante para o caminhão?

Para quem é do trecho, é comum saber que o óleo lubrificante é essencial para o motor funcionar bem, mas como escolher o melhor para o caminhão? Além de conhecer um pouco de mecânica básica, como os níveis de óleo e a quilometragem para a troca, é necessário também ter conhecimento de marcas confiáveis e dos produtos. 

Vamos dar uma olhada para entender como escolher o melhor lubrificante e como manter o cargueiro em bom funcionamento. 

 

O que se deve verificar antes de escolher o óleo?

Quando for escolher um bom óleo lubrificante para o caminhão, deve-se consultar 4 itens: o manual do proprietário, a viscosidade, a classificação API e ACEA, e os aditivos anticorrosivos. Confira o que reserva cada um deles:

 

Manual do proprietário 

O manual do proprietário do veículo é a melhor fonte de informações sobre o tipo de óleo lubrificante recomendado pelo fabricante. Aliás, é pelo manual que se obtém diversas outras orientações como o uso do combustível, troca de água e filtros, por exemplo.

 

Viscosidade

A viscosidade do óleo é indicada pelos números que acompanham a sigla SAE. É ela quem determina a velocidade com que o óleo flui para proteger o motor.  Um número maior representa uma viscosidade mais alta. 

A escolha certa depende das condições de operação do equipamento. 

 

Classificação API e ACEA 

Os óleos para os motores diesel são indicados pela letra “C”, seguida de outra letra. Quanto mais avançada a segunda letra no alfabeto, mais moderno é o lubrificante.

Os motores diesel são divididos em “B” ou “C” para linha leve e “E” para pesados.

 

Aditivos anticorrosivos 

Os anticorrosivos formam uma camada protetora capaz de eliminar agentes ácidos, impedindo a corrosão.

 

Como se informar sobre o melhor lubrificante?

Sabemos que o mundo do transporte está em constante movimento, e com a modernização de caminhões a dos óleos lubrificantes também acompanham. E como fazer para estar por dentro das notícias de como lubrificar bem o caminhão?

Primeiro: seguir o Pé na Estrada por aqui é uma boa pedida, não só para saber da lubrificação, mas como também para se informar de tudo que envolve o setor de transporte rodoviário.

Segundo: acompanhar o canal exclusivo de comunicação no WhatsApp da Mobil Delvac™. 

Neste ano, a marca celebra o centenário de sua atuação no segmento de transportes – por meio da linha de lubrificantes Delvac™. 

A Mobil™ lançou o canal focado em disponibilizar notícias que impactam o setor transportador e dicas de especialistas em pesados, que contará, inclusive, com Pedro Trucão, Paula Toco e Giovani Darolt, influencers e embaixadores Mobil™.  

 

Canal terá notícias de lubrificantes para o transportador

Com o nome de Central Mobil Delvac™, o canal foi desenvolvido para aproximar ainda mais a marca e o público caminhoneiro, por meio de áudio e vídeo.

A iniciativa se insere em um contexto no qual o WhatsApp lidera o ranking de aplicativos utilizados pelo público caminhoneiro, funcionando como fonte de informações para cerca de 65% dos integrantes da categoria, segundo o levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

 

Como acessar o canal de notícias?

De acordo com Renata Vitiello, coordenadora de Marketing B2B da marca Mobil™, além do público caminhoneiro, o canal funciona também para mecânicos de pesados, que estejam interessados em receber atualizações sobre o setor. 

“Nós construímos um espaço interativo e dinâmico, que está integrado ao Instagram da marca. Assim, além de consumir e reagir aos conteúdos informativos, os integrantes do canal podem interagir com os embaixadores, enviar dúvidas e responder a enquetes”, destaca a executiva.

Acesse aqui o canal Central Mobil Delvac™. 

 

Veja também: Óleo lubrificante falso, perigo para o bruto e o bolso

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados