terça-feira, março 5, 2024

Quais os prazos do IPVA 2024 em São Paulo?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores está chegando, venha conferir a data do vencimento do seu pagamento. 

O Governo do Estado de São Paulo divulgou as datas do IPVA para carros e caminhões de 2024. O vencimento será a partir de 11 de janeiro, conforme o dígito final da placa do veículo

Os valores para pagamento ainda não foram divulgados, mas devem sair nos próximos dias pela Sefaz – SP. O cálculo é feito no valor do veículo com base na tabela Fipe (marca, modelo e ano) e na alíquota do ano, que será publicada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. 

 

Quais as datas do IPVA para caminhões?

Os caminhões têm um prazo um pouco diferente dos carros. A data final para pagamento também é a partir de 11 janeiro, com pagamento em parcela única e desconto de 3%. Sem o desconto e com cota única, você poderá pagar até abril. Já o parcelamento em até 5x, a primeira parcela será em março, e as demais em maio, julho, agosto e setembro. 

Em São Paulo, os caminhões com mais de 20 anos de fabricação são isentos do Imposto. Lembrando que para cada estado tem sua alíquota, tipo de isenção e regra para pagamento. 

Veja na tabela abaixo o calendário de vencimento de caminhões para o IPVA 2024:

Caminhões e Caminhões -tratores

Quais os prazos do IPVA 2024 em São Paulo?
Divulgação: Sefaz -SP / Tabela: PNE

 

Quais as formas de pagamento?

O pagamento pode ser feito à vista com desconto de 3% no valor, parcelado em até 5 vezes no cartão de crédito ou via PIX que é uma das novidades para facilitar o pagamento, também por QR Code. 

O PIX veio para tornar as transações ainda mais eficientes e eficazes, especialmente para aqueles que não possuem contas em grandes bancos e não têm acesso aos serviços oferecidos por eles para o pagamento do IPVA, possibilitando o uso, nesses casos, de bancos digitais. 

Para parcelamento é possível consultar as empresas credenciadas no próprio site da Secretaria da Fazenda e escolher a que melhor atende às suas necessidades. Consulte a lista para escolher uma rede autorizada e não cair em golpes na hora de parcelar o seu débito. 

 

Quais as datas de pagamento para carros?

Os carros ou os veículos mais leves têm o prazo a partir de 11 janeiro, variando conforme o final da placa. A diferença é no parcelamento; a primeira parcela será em janeiro, com as demais para fevereiro, março, abril e maio. Caso queira pagar em parcela única sem desconto, o prazo será até fevereiro. Para pagar com desconto de 3%, seguem as datas finais para janeiro. 

 

Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares

Quais os prazos do IPVA 2024 em São Paulo?
Divulgação: Sefaz – SP / Tabela: PNE

 

Como consultar meu veículo?

Para consultar basta acessar o Sefaz – SP com a placa do seu veículo e o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Pela consulta você pode verificar também multas, o seguro DPVAT, isenção de IPVA e outras informações. 

Cada tipo de veículo tem uma alíquota que será a base do cálculo. Fique de olho aqui e em outros canais do Pé na Estrada que em breve será divulgada a porcentagem do IPVA para 2024. 

Veja também: Dá pra renovar CNH com o IPVA vencido?

Por Thaís Corrêa com informações da Secretaria da Fazenda e Planejamento 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados