Radares de velocidade média deverão chegar em 2025

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O governo quer a regulamentação dos radares de velocidade média em 2025. A proposta visa reduzir o excesso da infração que continua sendo a maior causa das seis mortes por hora do trânsito nacional. 

Ou seja, são 1,3 milhão de mortes ao ano no mundo. Uma causa evitável, que depende exclusivamente do comportamento do motorista.

Recentemente, o Pé na Estrada trouxe, por exemplo, o balanço anual da PRF. No documento, é possível elencar e avaliar as principais ocorrências nas rodovias federais. 

Regulamentação dos radares de velocidade média

Apesar de hoje existir radares, a maioria dos condutores reduz a velocidade apenas na hora de passar pelo sensor do equipamento.

Ou seja, tal comportamento pode acabar quando os radares de velocidade média entrarem em ação.

Como funcionam os radares de velocidade média?

Ao contrário dos radares tradicionais, que medem a velocidade em um único ponto, os radares de velocidade média operam em pares.

Ou seja, há dois sensores posicionados em pontos diferentes da via que registram a passagem do veículo, e com base no tempo da distância percorrida, calcula-se a média.

Portanto, a tecnologia, que se mostra eficaz na Europa, já foi testada em São Paulo (capital), Curitiba (PR), Distrito Federal e em estradas de Uberaba (MG).

Radares de velocidade média em ação

A empresa que fabrica os “pardais”, a Velsis, usou, por exemplo, o medidor em um trecho da BR-050,como proposta pedagógica.

Na ocasião, a concessionária Ecovias Minas-Goiás e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram blitzes educativas num trecho de 11 quilômetros da rodovia, onde a velocidade máxima permitida é de 80 Km/h.

Nas ações, conforme a concessionária, notou-se uma redução de 22,5% nos flagrantes de excesso de velocidade nos 15 dias após as blitzes, se comparado aos 15 dias anteriores à ação educativa.

O que falta para começar a funcionar?

Embora os equipamentos já estejam prontos e a eficiência seja comprovada, a fiscalização por esse tipo de medição ainda não está regulamentada no Brasil.

Portanto, além dos ajustes na legislação, falta também um regulamento técnico, para que os equipamentos possam ser ajustados e homologados pelo Inmetro.

O que diz a ciência sobre velocidade e acidentes?

Diversos estudos internacionais reforçam que reduções de velocidade, mesmo pequenas, salvam muitas vidas.

A OMS aponta que uma redução de 1% na velocidade média gera queda de 4% nos acidentes fatais. 

Isso acontece porque a energia liberada no impacto é proporcional ao quadrado da velocidade. Quando se reduz a velocidade, diminue quatro vezes a energia do impacto.

O que diz a ciência sobre velocidade e acidentes?

Na Suécia, a redução do limite de 90 km/h para 80 km/h, combinada com o monitoramento da velocidade média nas rodovias, resultou na redução adicional de 3,6 km/h na velocidade média.

O número parece pequeno, porém ele gerou uma diminuição de 61,6% nas fatalidades e 33,4% nos feridos graves em acidentes. 

O que os radares são capazes de fazer?

Hoje, os radares são capazes de detectar infrações como avanço de sinal, parada sobre faixa, evasão de faixas exclusivas, uso de celular ao volante e ausência de cinto de segurança.

Muitas dessas infrações, no entanto, ainda não podem ser autuadas de forma automática por falta de regulamentação.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

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