Concessão da Rodovia do Aço é encerrada por ineficiência e pedágio foi suspenso

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O Governo Federal encerrou a concessão da BR-393, conhecida como Rodovia do Aço, no Rio de Janeiro. A medida foi formalizada com a publicação do Decreto nº 12.479, de 2 de junho de 2025, que começou a valer nesta terça-feira (10). 

A concessionária K-Infra fazia a administração da via desde 2008. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) administrará os 182,5 quilômetros, a partir de agora, sem a cobrança de tarifa de pedágio.

 

Motivo da decisão

A decisão é resultado de um processo de caducidade – perda – conduzido com responsabilidade institucional pelo Ministério dos Transportes e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

O Governo tomou a medida após minuciosa análise técnica e jurídica, que comprovou reiterados descumprimentos contratuais por parte da concessionária.

O diagnóstico identificou falhas estruturais, atrasos em obras e, além disso, deficiência na manutenção da via. 

Concessão da Rodovia do Aço é encerrada por ineficiência e pedágio foi suspenso

A ANTT atuou com base na Resolução nº 5.935/2021, garantindo ampla defesa e o contraditório.

A determinação interromperá a administração da empresa, e o DNIT continuará o processo de reestruturação até que surja um novo leilão.

 

Fiscalização de execuções de contratos

A postura da União busca sinalizar que o setor privado deva se atentar à execução integral das condições contratuais, sob pena de sanções judiciais. 

Além do diagnóstico realizado pela ANTT que apontou falhas estruturais, atrasos nas obras e deficiência na manutenção da via, também há avaliações de pontes sobre o Rio Paraíba do Sul.  

A ideia é garantir a qualidade da construção e verificar se há restrições ao tráfego de caminhões e de cargas pesadas.

 

Rodovia do Aço

A Rodovia do Aço é um eixo logístico importante para o interior do Rio de Janeiro, especialmente para Volta Redonda e Três Rios, já que conecta os complexos industriais da região e facilita o escoamento da produção. 

Contudo, a estrada também é responsável pela ligação entre o estado e Minas Gerais, indo até o entroncamento com a BR-116 (Dutra).

 

Veja também: Tanqueiros entraram em greve em Minas Gerais e paralisação pode aumentar

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

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