Resolução do Contran modifica registro de ciclomotores

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma resolução para atualizar a classificação do registro de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como patinetes e skates. A medida tem como objetivo aprimorar a definição dos veículos, estabelecendo as linhas de fronteira entre uma tecnologia e outra e, dessa forma, facilitar o registro e o licenciamento nos órgãos locais de trânsito.

O motivo das mudanças

Ciclistas na estrada
Imagem: PNE

A iniciativa acompanha o aumento significativo desse tipo de veículo em circulação pelas cidades, com o aumento de ciclofaixas e a necessidade de um regramento para o tráfego, visando deixar mais clara a classificação dos veículos e equipamentos. Além disso, a necessidade de garantir a proteção e segurança dos usuários vulneráveis alinhado às diretrizes e ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), uma vez que os acidentes com transporte de duas rodas são a principal causa de morte entre pessoas de 5 a 29 anos, incidindo de forma desproporcional sobre pedestres, ciclistas e motociclistas.

“A Secretaria Nacional de Trânsito e o Conselho Nacional de Trânsito estão atentos aos grandes desafios que ainda temos para a redução de mortes e lesões no trânsito brasileiro, que é um dos que mais matam no mundo. Cuidar dos mais vulneráveis, em especial dos condutores de veículos sobre duas rodas, é uma de nossas principais apostas para atingirmos as metas de redução de mortes pactuadas internacionalmente e garantirmos um trânsito mais seguro e mais humano”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

A medida também visa garantir segurança jurídica para os proprietários desses veículos. “Com regras bem definidas, os condutores terão maior clareza e segurança quanto aos procedimentos necessários para a circulação em vias públicas, reduzindo aborrecimentos e os riscos de judicialização e contencioso administrativo”, completa o secretário.

Ficam definidos como:

  • Ciclomotor: veículo de duas ou três rodas com motor de até 50 cm³, limitado a uma velocidade máxima de 50km/h;
  • Bicicleta: veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, não sendo, para efeito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), similar à motocicleta, motoneta e ciclomotor;
  • Equipamentos de mobilidade individual autopropelidos: patinetes, skates e monociclos motorizados.
Novo Registro de Ciclomotores
Divulgação: Contran. Arte: PNE

Além das características de cada tipo de veículo, a norma considera como parâmetros: potência do motor; velocidade máxima de fabricação; equipamentos obrigatórios, registro e emplacamento; e habilitação.

Bicicletas elétricas, por exemplo, devem ser dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedala e contar com indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira e lateral e espelhos retrovisores. A particularidade no caso dos ciclomotores, motocicletas e motonetas, é a exigência do registro e emplacamento obrigatório.

Para conduzir ciclomotores é necessária a emissão de autorização para conduzir ciclomotores (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A. Já os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos e as bicicletas elétricas devem circular nas mesmas condições das bicicletas convencionais, ou seja, nem necessidade de documento especificação para conduzir veículos de duas rodas.

Cabe aos órgãos locais de trânsito regulamentar a circulação dos equipamentos de mobilidade individual autopropelidos e da bicicleta elétrica.

Prazo para regularização

Aprovada a regulamentação do transporte de bens e serviços através de bicicletas e triciclos
Imagem: PNE

A resolução entra em vigor em 1° de julho de 2023. No caso dos veículos em circulação e que não obtiveram código de marca/modelo/versão para registro e licenciamento dos órgãos estaduais de trânsito a partir de 1° de novembro de 2023, os proprietários terão até 31 de dezembro de 2023 regularizá-los junto aos departamentos de trânsito.

Antes de ser referendada pelo conselho, a proposta foi encaminhada à Câmara Temática de Assuntos Veiculares, Ambientais e de Transporte Terrestre (CTVAT) do Contran e, posteriormente, submetida à consulta pública. No processo de participação social, foram encaminhadas 470 contribuições, das quais 238 foram acatadas pela área técnica da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Veja Também: Em busca de pedaladas seguras

Por Daniel Santana com informações do Ministério dos Transportes

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