O Governo Federal pensou na Medida Provisória 1175 como uma forma de aquecer o mercado automobilístico. No entanto, para veículos pesados ela tomou outro rumo e virou uma forma de colocar em prática o projeto de renovação de frota. Agora, mais de um mês depois, acontece a primeira grande comercialização de veículos pesados decorrente dessa Medida. A Suzantur comprou 150 ônibus por meio do programa de renovação de frota.
A empresa fez o anúncio nesta sexta-feira, 14, na fábrica da Mercedes-Benz, isso porque dos 150 veículos, 110 são da marca alemã, sendo 90 modelos urbanos OF 1721 para a Suzantur e 20 rodoviários O 500 RSD para a Viação Itapemirim, empresas do mesmo grupo. Um dos ônibus que irão para sucateamento estava exposto no local. A empresa ainda comprou mais 20 ônibus rodoviários da Volvo e outros 20 da Scania. Todos encarroçados pela Marcopolo.
James Bellini, CEO da Suzantur, afirmou que o plano da empresa era renovar apenas 60 veículos, mas, por conta da Medida Provisória, aumentou esse número para 150.
Caminhões e o programa de renovação de frota
A Mercedes-Benz aproveitou a solenidade para anunciar a venda também de caminhões pelo mesmo projeto de renovação de frota. São 6 modelos extrapesados para a empresa capixaba Carga Pesada Engenharia e Transportes: 5 Axor e 1 Actros. Um Mercedes 1316 da década de 1970 que será destinado a sucateamento em uma dessas vendas também estava em exposição.
Como está o projeto?
Para carros a Medida Provisória funcionou muito bem. No entanto, como para veículos pesados existe a exigência de sucateamento de um veículo de 20 anos ou mais, o projeto ainda não deslanchou.
No evento de hoje, que contou com a presença do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, e outros políticos, o Vice-Presidente da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini, destacou que o processo é mais lento nesse segmento, mas que acredita que ele vai acontecer, e mais, que ele deveria virar lei e ser permanente.
O pedido de Leoncini pode ter respaldo, já que Geraldo Alckmin afirmou aos jornalistas que o programa realmente era pontual para carros, mas o governo está estudando fazer algo permanente para caminhões e ônibus.
Segundo números oficiais, nem 20% dos R$ 700 milhões destinados a caminhões e 40% dos R$ 300 milhões destinados a ônibus foram usados até agora. O governo ainda publicou uma outra Medida Provisória aumentando os impostos federais sobre o diesel para bancar o programa.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.