sexta-feira, novembro 22, 2024

Suzantur compra 150 ônibus pelo programa de renovação de frota do Governo Federal

LegislaçãoSuzantur compra 150 ônibus pelo programa de renovação de frota do Governo...

O Governo Federal pensou na Medida Provisória 1175 como uma forma de aquecer o mercado automobilístico. No entanto, para veículos pesados ela tomou outro rumo e virou uma forma de colocar em prática o projeto de renovação de frota. Agora, mais de um mês depois, acontece a primeira grande comercialização de veículos pesados decorrente dessa Medida. A Suzantur comprou 150 ônibus por meio do programa de renovação de frota.

A empresa fez o anúncio nesta sexta-feira, 14, na fábrica da Mercedes-Benz, isso porque dos 150 veículos, 110 são da marca alemã, sendo 90 modelos urbanos OF 1721 para a Suzantur e 20 rodoviários O 500 RSD para a Viação Itapemirim, empresas do mesmo grupo. Um dos ônibus que irão para sucateamento estava exposto no local. A empresa ainda comprou mais 20 ônibus rodoviários da Volvo e outros 20 da Scania. Todos encarroçados pela Marcopolo.

James Bellini, CEO da Suzantur, afirmou que o plano da empresa era renovar apenas 60 veículos, mas, por conta da Medida Provisória, aumentou esse número para 150. 

 

Caminhões e o programa de renovação de frota

A Mercedes-Benz aproveitou a solenidade para anunciar a venda também de caminhões pelo mesmo projeto de renovação de frota. São 6 modelos extrapesados para a empresa capixaba Carga Pesada Engenharia e Transportes: 5 Axor e 1 Actros. Um Mercedes 1316 da década de 1970 que será destinado a sucateamento em uma dessas vendas também estava em exposição.

Programa de renovação de frota para caminhões e ônibus . Foto mostra veículos a serem sucateados e veículos novos

Como está o projeto?

Para carros a Medida Provisória funcionou muito bem. No entanto, como para veículos pesados existe a exigência de sucateamento de um veículo de 20 anos ou mais, o projeto ainda não deslanchou.

No evento de hoje, que contou com a presença do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, e outros políticos, o Vice-Presidente da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini, destacou que o processo é mais lento nesse segmento, mas que acredita que ele vai acontecer, e mais, que ele deveria virar lei e ser permanente.

O pedido de Leoncini pode ter respaldo, já que Geraldo Alckmin afirmou aos jornalistas que o programa realmente era pontual para carros, mas o governo está estudando fazer algo permanente para caminhões e ônibus. 

Segundo números oficiais, nem 20% dos R$ 700 milhões destinados a caminhões e 40% dos R$ 300 milhões destinados a ônibus foram usados até agora. O governo ainda publicou uma outra Medida Provisória aumentando os impostos federais sobre o diesel para bancar o programa.

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados