quinta-feira, novembro 21, 2024

Versão elétrica da Ford Transit chassi-cabine chega ao Brasil

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A Ford tem investido forte em aumentar seu portfólio de veículos comerciais leves no Brasil. Nessa tocada, lançou a E-Transit, versão elétrica da Transit, furgão em novembro de 2022. Em setembro de 2023 lançou a Transit chassi-cabine a diesel. Agora, a marca une as duas e traz para o Brasil a versão elétrica da Ford Transit chassi-cabine. Esse é o primeiro modelo de chassi-cabine elétrico que chega ao Brasil para o segmento de até 5 toneladas.

Informações técnicas

A E-Transit chassi-cabine chega homologada para dois PBTs, 3,5 e 4,2 toneladas, assim como a versão a combustão. E tanto a versão furgão quanto a versão chassi-cabine são equipadas com motor elétrico de 198 kW, o equivalente a 269 cavalos.

O torque é de 430 Nm, com uma grande diferença em relação aos modelos a diesel, esse torque já está disponível desde o primeiro segundo da operação. Ou seja, não há a necessidade de subir giro até um determinado valor para conseguir o torque máximo. A tração é traseira.

No quesito capacidade de carga, a Transit elétrica chassi-cabine pode levar até 21m3. Quanto ao peso, a versão 3,5t leva até 1.300kg, enquanto a versão 4,2t, 2.100kg. Embora a bateria seja um componente pesado, a eliminação de outras muitas peças, já que a mecânica do elétrico é mais simples, fez com que a versão elétrica perdesse apenas 100kg em relação à versão a combustão, que leva 1.400kg para o modelo de 3,5t. Não é possível comparar o outro modelo porque a versão elétrica é 4,2t enquanto o modelo a diesel é para 4,7t.

O carregador é do Tipo 2 e permite carregamento em corrente contínua (115kW) em até 35 minutos e em corrente alternada (até 11,5kM) em até 8 horas.

A autonomia da E-Transit chassi é de máximo 317km e média de 250km.

A garantia do veículo é de 100.000km e a da bateria é de 160.000km ou oito anos.

Versão elétrica da Ford Transit chassi-cabine chega ao Brasil
Foto: Ford Motor Company / Ford Transit chassi-cabine elétrica

Preço

A E-Transit chassi tem um valor inicial de R$ 542 mil para a versão 3,5t e R$ 562 mil para a 4,2t. Esse preço já mostra uma queda na relação elétrico x combustão. Isso porque a versão 3,5t da Transit chassi a diesel gira em torno de R$ 250 mil. Ou seja, a versão elétrica é um pouco mais que o dobro.

Há dois ou três anos, as versões elétricas costumavam ser 3x o custo da tradicional. Sendo assim, percebemos que o aumento de escala já está fazendo diferença para baixar o preço do veículo elétrico. Além disso, o custo de manutenção de um veículo elétrico é significativamente menor, no caso da E-Transit, a Ford calcula que seja 40% mais baixo. Ou seja, a cada R$ 100 gastos em manutenção da versão a diesel, a elétrica só gastaria R$ 60. Com isso, a Ford calcula que a diferença no valor inicial de compra se pague após quatro ou cinco anos de uso.

Valor de revenda

O valor de revenda também é uma preocupação. Para vice-presidente da Ford América Latina, Rogelio Golfarb, esse valor está altamente ligado à bateria. Isso porque o restante de um veículo elétrico é mais simples e dá menos manutenção que um veículo a combustão, ou seja, faria sentido ter um valor de revenda maior que os modelos tradicionais.

Quanto a isso, ele entende que, a medida que aumenta o número de veículos elétricos, aumentam também as opções de reciclagem e a bateria vai ficando mais barata. Isso deve melhorar o valor de revenda nos próximos anos.

Golfarb também acredita que, neste primeiro momento, grandes empresas e governos devem aderir aos veículos elétricos, sendo que as empresas médias e pequenas devem chegar mais pro futuro.

Fabricação e venda

A Ford fabrica a E-Transit nos EUA e na Turquia. Os modelos comercializados no Brasil devem ser importados da planta turca. A montadora fez um programa teste com clientes antes de abrir as vendas ao mercado. Por conta disso, um cliente já fez a primeira compra, de 300 unidades da E-Transit, que devem começar a ser entregue no final de março, quando começa também a venda para o mercado.

Por Paula Toco

 

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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