No ano de comemoração dos 70 anos da Volkswagen no país, a montadora traz a versão elétrica da Kombi, o ID.Buzz. Após dez anos do fim da produção do modelo, o veículo chega com uma nova identidade em lote limitado especial com 70 unidades.
Produzido em Hannover, na Alemanha, o veículo foi lançado em setembro de 2022 e esteve presente no IAA Transportation 2022, um dos maiores salões de automóveis do mundo.
O ID.Buzz
Totalmente elétrico, o ID.Buzz baseia-se na primeira geração da Kombi original, a T1. Ele é construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen, que é a primeira plataforma escalável de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos.
Além disso, o veículo é equipado com uma bateria de 77 kWh que alimenta um motor elétrico de 204 cv, responsável por movimentar o eixo traseiro. A potência de carga utilizando corrente alternada (AC) é de 11 kW. Com uma tomada CCS em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregando dessa forma, o nível da bateria pode subir de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.
Assim como toda a linha de veículos elétricos da VW, o ID.Buzz possui um pacote de assistências que inclui os sistemas: Front Assist, Lane Assist, Travel Assist e Turn Assist, esse último facilitando as conversões transversais considerando os 4,7 metros de comprimento da Kombi elétrica, proporcionando uma direção segura.
Testes da Kombi Elétrica e legado no Brasil
De acordo com a VW, o ID.Buzz passou pelas mesmas etapas de pesquisas e testes no Brasil que ocorreram na Alemanha, onde os resultados foram bastante positivos.
“O ID.Buzz é o ícone da era eletrificada da Volkswagen. Após 56 anos de histórias e emoções a bordo da Kombi, os brasileiros poderão reviver a liberdade, independência e emoção da Velha Senhora, agora zero emissões e totalmente sustentável. A Kombi Elétrica é a união de forças das nossas estratégias de crescimento e descarbonização para a região: ACELERA VW e Way To Zero”, afirma Alexander Seitz, Chairman da Volkswagen América Latina.
A Volkswagen também destaca seus investimentos recentes no segmento de veículos elétricos, que cresceram 21,7% de 2021 para 2022 no Brasil. Além disso, a montadora ressalta a identificação dos brasileiros com a Kombi, que entre 1957 e 2013 comprou mais de 1,4 milhões de unidades comercializadas no país.
Kombi customizada
E como o assunto é Kombi, trazemos um Dia a Dia no Trecho onde o repórter Jaime Alves conversou com o motorista Rodrigo. Ele conta que desistiu da faculdade de Direito para realizar o sonho de ser caminhoneiro.
Foram 10 anos de estrada, e nesse período ele pilotou diversos pesados como: container, cegonha e químico. No entanto, para ficar com a família no dia a dia, ele abandonou o bruto e hoje dirige uma kombi customizada. Clique no vídeo abaixo e confira
Veja Também: Volkswagen e Giaffone apresentam primeiro caminhão híbrido elétrico de corrida do mundo
Por Daniel Santana com informações da VWCO News