Após testes internos, a Volvo Trucks está programando a segunda fase do piloto com caminhões pesados elétricos movidos a hidrogênio verde. A ideia é avaliar os veículos em operações reais de transporte nas estradas públicas da Europa. Com isso, analisar as diferentes características da operação do caminhão e dirigibilidade, e adequá-los para transporte pesado de longa distância. Isso a partir de 2025, segundo a fabricante.
“Acredito que os testes-piloto mostrarão o potencial para caminhões elétricos em rotas longas. Serão realizados em clima severo e nos darão uma grande oportunidade de dirigir com cargas pesadas, de até 65 toneladas”, diz Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gestão de produto da Volvo Trucks.
Vantagens dos caminhões movidos a hidrogênio verde
Os caminhões movidos à hidrogênio, que passarão por testes, usarão duas células de combustível com capacidade para gerar 300 quilowatts de potência. Além disso, terão tempo para abastecimento menor que 15 minutos e autonomia de até 1.000 quilômetros, o que torna uma opção para regiões com dificuldade para recarga de baterias. As células de combustível geram a própria eletricidade por meio do hidrogênio, sem necessidade de recarregamento por fontes externas e emitem apenas vapor de água.
Apesar das vantagens, ainda existem desafios, especialmente na infraestrutura de abastecimento e no fornecimento em larga escala de hidrogênio verde, proveniente de fontes renováveis, como eólica, hídrica e solar. No caso dos pilotos da Volvo, o abastecimento dos caminhões pesados será feito nas garagens das empresas selecionadas para os testes.
A tecnologia com células de hidrogênio ainda está em início de desenvolvimento, mas a expectativa da empresa é que o fornecimento aumente nos próximos anos para favorecer o transporte pesado de longa distância.
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Por Jacqueline Maria da Silva com informações de release.