Atendendo a pontos estabelecidos na Resolução Conama 490/2018, a Volkswagen Caminhões e Ônibus traz no Delivery Express+ o primeiro veículo da marca dentro da norma de emissões Proconve P-8 Euro VI.
O Proconve P-8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), o equivalente ao Euro VI, faz parte do processo que busca maior modernização dos motores, podendo auxiliar na exigência de descarbonização do transporte. Até 2023, os caminhões com versões entre 3,5 a 6,5 toneladas, deverão conter essa tecnologia para se enquadrarem aos novos limites de emissões de poluentes.
Novidades no Delivery+
De acordo com a Volkswagen, as mudanças da nova geração do Delivery Express+ vão além do enfoque ambiental e nas adaptações para o Proconve-P8. Dessa forma, o veículo também apresenta novidades em relação ao seu motor, esperando uma economia de até 5% em combustível.
Motor
O novo motor de três litros tem uma calibração exclusiva para o modelo, que busca maior potência com menores emissões, oferecendo 156 cv e torque máximo de 360 Nm.
Menor emissão de gases poluentes
Nesse sentido, a Volks espera uma menor emissão de NOx (número de oxidação) e material particulado. A estimativa é que o consumo de diesel seja reduzido em até 5%. O Express+ agora passa a contar com tecnologia SCR, cujo tanque de Arla 32 vem integrado ao de combustível.
Controle de Estabilidade
Além disso, o Delivery traz um sistema de controle de estabilidade de série (ESC, da sigla em inglês). Segundo informações da montadora, a tecnologia pretende evitar derrapagens, diminuindo os riscos de perda do controle da direção. A inteligência embarcada do veículo faz com que esse sistema trabalhe em conjunto com os freios ABS e o controle de tração.
Além disso, sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda, ajustando o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento.
O que diz a Volkswagen?
De acordo com Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a montadora está otimista com a nova versão do Delivery+, visando os clientes que investem no e-commerce para a entrega de seus produtos:
“Temos a opção ideal para esse cliente: econômico, com capacidade de carga de caminhão e que pode ser dirigido com a mesma habilitação de um carro de passeio”.
Por Daniel Santana com informações da Volkswagen Caminhões e Ônibus