Desde a última quinta-feira (13), os motociclistas de São Paulo contam com um reforço a mais na segurança viária. Foi autorizada, através de uma Portaria da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura (Senatran/MInfra), o uso de tachas refletivas com LED na cor azul para serem instaladas na Faixa Azul para motociclistas.
Como será a sinalização?
As tachas são um dispositivo que não está previsto na legislação de trânsito, porém, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Senatran pode autorizar o uso em caráter experimental, para verificar a eficiência e eficácia na promoção da segurança do trânsito.
“A implantação da faixa azul e a sinalização com tachas de LED são ações que salvarão centenas de vidas. A portaria vai trazer mais segurança para o dia a dia dos motociclistas”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.
Dessa forma, na sinalização horizontal da Faixa Azul serão testados dois modelos de dispositivo:
- Tacha convencional com refletivo azul, a ser empregada na faixa seccionada (faixa branca utilizada para separar 2 ou mais faixas de rolamento do mesmo sentido);
- Tacha a led azul quadrimensional (a popular “tartaruga”), a ser utilizada nas linhas de aproximação semafóricas, destacando para os motociclistas a proximidade das áreas de travessias de pedestres, em que devem ter atenção especial a esses usuários mais frágeis.
A sinalização está em implantação, para os testes, da seguinte forma:
- Tacha convencional com refletivo azul: na Av. dos Bandeirantes, entre os viadutos dos Bandeirantes (Av. Ibirapuera) e João Julião da Costa Aguiar (Av. Moreira Guimarães), em ambos os sentidos.
- Tacha quadrimensional com led azul: na aproximação semafórica, do sentido da Rod. dos Imigrantes, no cruzamento da Av. dos Bandeirantes com a Rua Antônio de Macedo Soares.
A Faixa Azul para motociclistas e a diminuição de ocorrências
O projeto da Faixa Azul teve início em janeiro deste ano, na Avenida 23 de Maio, uma importante via da capital paulista para o fluxo de motociclistas. De acordo com números divulgados pela Companhia de Engenharia de Tráfego, a CET, a implantação da faixa foi um sucesso, visto a diminuição de ocorrências e sinistros na via.
Nos primeiros seis meses, o número de sinistros em UPS/milhão de veículos/km fora da Faixa Azul foi 133% maior do que dentro da faixa. Ou seja, a utilização da faixa culminou na redução de sinistros e em óbitos no trânsito. Além disso, foi possível perceber a queda na lentidão na Avenida 23 de Maio.
Na comparação com o ano de 2019, quando a circulação na cidade estava normal, houve quedas nas médias de lentidão para todos os meses analisados até o momento, chegando ao índice de 55,2% de redução, frente aos 21,8% do mês anterior.
Atualmente, além da Av. 23 de Maio, a CET-SP poderá fazer uso da sinalização, em caráter experimental, pelo período de um ano, nos seguintes trechos:
- Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, no trecho compreendido entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 quilômetros;
- Avenida Rubem Berta, no trecho compreendido entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão aproximada de 2 quilômetros;
- Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão aproximada de 8,5 quilômetros.
Transporte de carga em motocicletas
O uso de motocicletas no transporte vem sendo pauta recorrente em nossos conteúdos. Já apresentamos projetos de lei ligados à alterações no transporte de carga sobre duas rodas e citamos alguns pontos de preocupação para os motofretistas, como por exemplo o excesso de peso dos veículos e a exigência de condições mínimas de segurança por parte dos condutores.
Confira no vídeo abaixo uma matéria sobre os desafios encontrados no dia-a-dia dos transportadores, que foi ao ar em nosso programa:
Por Daniel Santana com informações do Ministério da Infraestrutura e da CET-SP