Este mês, o governo têm debatido temas importantes no que diz respeito ao cenário dos combustíveis no Brasil. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados se reuniu para discutir o potencial e investimentos na produção de hidrogênio. Já o Ministério de Minas e Energia abordou a modernização das refinarias da Petrobras para garantir autossuficiência na produção de gasolina.
A produção de hidrogênio no Brasil
Na última quinta-feira (11), a Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados debateu a produção do hidrogênio no Brasil. A diretora do Departamento de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, Mariana Espécie, levou à reunião dados da EPE (Empresa de Pesquisas Energéticas).
Segundo Mariana, o Brasil possui potencial para mais de 20 milhões de dólares em projetos para produção de hidrogênio, além das oportunidades em relação à indústria desse combustível. A intenção é criar possibilidades para que o país tenha competitividade no mercado internacional.
Por isso, o Congresso tenta avançar com a PNH (Programa Nacional do Hidrogênio), que aguarda nomeação do comitê gestor e análise das contribuições solicitadas por meio de consulta pública. Mariana aponta como próximo passo, a publicação de um plano válido até 2025.
Falta de profissionais para produção de hidrogênio
Apesar das boas perspectivas, um dos desafios apontados na reunião é a baixa oferta de trabalhadores especializados no setor do hidrogênio. Os conselhos federal e regionais de química tentam solucionar a questão por meio de formações e a inclusão do hidrogênio verde no currículo de curso técnico e superior.
“É um desafio o enorme e o tempo urge. Nós precisamos produzir pessoas com condições, competência e capacidade para desenvolver e evoluir essa pauta”, comentou Alexandre Vaz Castro, do Conselho Federal de Química.
Outras frentes como do Ministério da Ciência tentam avançar por meio de apoio ao Iniciativa Brasileira de Hidrogênio e o Sistema Brasileiro de Laboratórios de Hidrogênio, programas ligados à universidades públicas do Brasil para desenvolvimento dessa tecnologia sustentável.
Tipos de hidrogênio que podem ser produzidos
O hidrogênio pode ser obtido de diversas fontes e para identificar sua procedência são utilizadas cores para diferenciar. O hidrogênio cinza e marrom é proveniente da queima de combustíveis fósseis, por isso é altamente poluente. No caso do hidrogênio azul, a fonte é a captura de carbono. Já o hidrogênio verde é gerado por fontes renováveis como etanol.
Segundo o presidente da ABH2 (Associação Brasileira de Hidrogênio), Emílio Miranda, existe espaço para os três tipos no mercado brasileiro e defendeu que haja subsídio para o setor, como ocorre nos EUA.
Ministério de Minas e Energias fala em modernização das refinarias da Petrobras
Em paralelo ao debate sobre a produção de hidrogênio, no início de maio, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apontou que governo pretende cobrar a modernização das refinarias da Petrobras. De acordo com Silveira, intenção é buscar a autossustentabilidade na produção da gasolina.
A fala foi feita em uma audiência pública do dia 3, da Comissão de Minas e Energias, e em resposta a indagação do deputado Leônidas Cristino (PDT-CE). Segundo esse parlamentar, as 12 refinarias da Petrobras operam com 30% de ociosidade, obrigando o país a importar gasolina. “Essa equação eu não consigo entender”, destacou Cristino.
Assista também: Problemas do biodiesel.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações da Câmara dos Deputados.