segunda-feira, abril 29, 2024

Câmara debate produção de hidrogênio e Ministério a modernização de refinarias da Petrobras

Este mês, o governo têm debatido temas importantes no que diz respeito ao cenário dos combustíveis no Brasil. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados se reuniu para discutir o potencial e investimentos na produção de hidrogênio. Já o Ministério de Minas e Energia abordou a modernização das refinarias da Petrobras para garantir autossuficiência na produção de gasolina. 

A produção de hidrogênio no Brasil

Na última quinta-feira (11), a Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados debateu a produção do hidrogênio no Brasil. A diretora do Departamento de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, Mariana Espécie, levou à reunião dados da EPE (Empresa de Pesquisas Energéticas). 

Segundo Mariana, o Brasil possui potencial para mais de 20 milhões de dólares em projetos para produção de hidrogênio, além das oportunidades em relação à indústria desse combustível. A intenção é criar possibilidades para que o país tenha competitividade no mercado internacional. 

Por isso, o Congresso tenta avançar com a PNH (Programa Nacional do Hidrogênio), que aguarda nomeação do comitê gestor e análise das contribuições solicitadas por meio de consulta pública. Mariana aponta como próximo passo, a publicação de um plano válido até 2025. 

Falta de profissionais para produção de hidrogênio

Apesar das boas perspectivas, um dos desafios apontados na reunião é a baixa oferta de trabalhadores especializados no setor do hidrogênio. Os conselhos federal e regionais de química tentam solucionar a questão por meio de formações e a inclusão do hidrogênio verde no currículo de curso técnico e superior.

“É um desafio o enorme e o tempo urge. Nós precisamos produzir pessoas com condições, competência e capacidade para desenvolver e evoluir essa pauta”, comentou Alexandre Vaz Castro, do Conselho Federal de Química. 

Outras frentes como do Ministério da Ciência tentam avançar por meio de apoio ao Iniciativa Brasileira de Hidrogênio e o Sistema Brasileiro de Laboratórios de Hidrogênio, programas ligados à universidades públicas do Brasil para desenvolvimento dessa tecnologia sustentável.

Tipos de hidrogênio que podem ser produzidos

O hidrogênio pode ser obtido de diversas fontes e para identificar sua procedência são utilizadas cores para diferenciar. O hidrogênio cinza e marrom é proveniente da queima de combustíveis fósseis, por isso é altamente poluente. No caso do hidrogênio azul, a fonte é a captura de carbono. Já o hidrogênio verde é gerado por fontes renováveis como etanol.

Segundo o presidente da ABH2 (Associação Brasileira de Hidrogênio), Emílio Miranda, existe espaço para os três tipos no mercado brasileiro e defendeu que haja subsídio para o setor, como ocorre nos EUA. 

Ministério de Minas e Energias fala em modernização das refinarias da Petrobras

Em paralelo ao debate sobre a produção de hidrogênio, no início de maio, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apontou que governo pretende cobrar a modernização das refinarias da Petrobras. De acordo com Silveira, intenção é buscar a autossustentabilidade na produção da gasolina. 

A fala foi feita em uma audiência pública do dia 3, da Comissão de Minas e Energias, e em resposta a indagação do deputado Leônidas Cristino (PDT-CE). Segundo esse parlamentar, as 12 refinarias da Petrobras operam com 30% de ociosidade, obrigando o país a importar gasolina. “Essa equação eu não consigo entender”, destacou Cristino. 

Assista também: Problemas do biodiesel.

Problemas do biodiesel

Por Jacqueline Maria da Silva com informações da Câmara dos Deputados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados