Na última sexta-feira (21), a ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, divulgou a mais recente atualização dos pisos mínimos do frete rodoviário de cargas, conforme determinado pela Lei nº 13.703/2018. A nova tabela, que já está em vigor, apresenta uma variação negativa geral de 2,33%. Ou seja, em média, o frete ficou 2,33% mais baixo.
O novo reajuste do frete
O mais recente reajuste considera o IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, acumulado entre dezembro de 2022 e maio de 2023, que totalizou 3,59%. Além disso, o preço do óleo diesel S10 também foi levado em conta na atualização dos valores, sendo fixado em 5,04 reais por litro, de acordo com a ANP, a Agência Nacional do Petróleo, referente à semana de 25 de junho a 01 de julho de 2023.
A revisão dos pisos mínimos de frete segue a metodologia vigente desde a Resolução ANTT nº 5.867/2020, com o objetivo de garantir a remuneração justa dos serviços de transporte rodoviário de cargas, assegurando a qualidade e a segurança do serviço prestado.
Os reajustes médios na tabela de fretes foram os seguintes, de acordo com o tipo de operação:
- Tabela A – transporte rodoviário de carga de lotação: -1,17%;
- Tabela B – veículo automotor de cargas: -0,82%;
- Tabela C – transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho: -0,61%;
- Tabela D – veículo de cargas de alto desempenho: -0,24%
Sexta redução consecutiva na tabela
As mudanças na tabela marcam a sexta redução seguida nos valores do piso mínimo do frete que vem caindo desde o início do ano. Já publicamos diversas vezes por aqui que essa queda constante tem relação com o gatilho para reajuste da tabela, que continua em 5%.
Vale destacar que essa porcentagem de gatilho surgiu em um momento em que o preço do diesel crescia nas bombas.
Como calcular o frete?
Para saber os valores detalhados após os reajustes, CLIQUE AQUI e para calcular o seu frete, CLIQUE AQUI.
Por Daniel Santana com informações da ANTT