O Mercedes-Benz eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil, faz sua estreia na Europa. O modelo, que marca a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País, é destaque no estande da Daimler Buses na Busworld Europa 2023 na Bélgica.
O eO500U da Mercedes
Em 2021, o Pé Na Estrada trouxe mais informações sobre o lançamento do primeiro ônibus elétrico da montadora alemã no Brasil. Entre as características do modelo, estão o chassi O500U, modelo Padron 4×2 da conhecida linha O500. Com piso baixo, o veículo pode receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento, e sua autonomia pode chegar a até 250 km.
Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, o O500U é equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia (que recupera parte da carga durante as frenagens). O trem de força promete proporcionar ao motorista uma nova experiência de condução, totalmente silenciosa. O sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in, no mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler em seus ônibus elétricos. De acordo com a marca, o sistema levará três horas para a recarga completa.
O painel de instrumentos do modelo foi pensado para se adequar às novas necessidades de controle, trazendo informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.
De acordo com Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, veículos elétricos da marca já são sinônimos de transporte sustentável e a chegada do modelo brasileiro à europa está alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG: “Agora, nosso eO500U também está neste portfólio. Seus benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo […] Com esse produto, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG”.
Eletromobilidade em ônibus urbanos
Além do eO500U brasileiro, a Mercedes-Benz também apresentou outros modelos elétricos da marca na Busworld que rodarão em solo europeu: o Intouro, um ônibus intermunicipal híbrido; o Tourismo, destinado ao transporte rodoviário; e o eCitaro, um ônibus totalmente elétrico com célula de combustível.
O eCitaro conta com a nova geração de baterias NMC3 e um pacote de novidades em desempenho. Vale destacar que as baterias NMC3 também já são utilizadas no chassi do eO500U brasileiro, que fez sua estreia na Europa.
“Como fabricante e líder mundial em ônibus, nossa ambição é clara. Queremos combater as mudanças climáticas e nos tornar um elemento impulsionador para a transformação do transporte de passageiros […] Dessa maneira, passaremos a adotar uma estratégia de tecnologias alternativas de propulsão, com o objetivo de fornecer ônibus neutros em CO2 para todos os segmentos e mercados mais importantes até o final desta década”, destaca Till Oberwörder, chefe mundial da Daimler Buses.
Veja Também: Ônibus Mercedes-Benz
Por Daniel Santana com informações da Assessoria Mercedes-Benz