Nesta terça-feira (22), a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) lançou o Antecipa – Tráfego Inteligente para prevenir e reduzir acidentes de trânsito. Com o uso da inteligência artificial, a secretaria diz que será possível evitar mais desastres automotivos.
O 78º Encontro Nacional dos Detrans, que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR), foi palco para o secretário nacional de trânsito, Adrualdo Catão, apresentar a ferramenta. Catão destacou como esse avanço irá auxiliar secretarias a entender e reduzir suas realidades de acidentes.
“Evitar mortes e lesões no trânsito é nosso principal objetivo, motivo pelo qual pretendemos oferecer o Antecipa para os municípios interessados de modo a ajudá-los a diminuir a quantidade de sinistros fatais de forma efetiva”, disse Adrualdo.
Como irá funcionar?
O equipamento pode atender cada região de forma específica. Basta o gestor de trânsito incluir data, horário e ocorrência de algum evento (show, jogos de futebol, etc.). Veja algumas funcionalidades:
- Tendo por base o Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest), o Antecipa é capaz de analisar uma imensa quantidade de dados de modo a oferecer uma previsão de locais e horários nos quais existe uma tendência maior de ocorrer acidentes;
- Desenvolvido pela Senatran em parceria com Ambev e Falconi, o mecanismo promete um melhor planejamento viário, de acordo com um mapeamento dinâmico de áreas de alto risco em municípios e rodovias que utilizarem a tecnologia;
- Feita a consulta, o programa oferece um mapa dividido em grids, com detalhamento das áreas de baixo e de alto risco de ocorrerem acidentes.
Como saber se o Antecipa funciona?
O Antecipa foi testado em dois municípios de grande porte: São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), e uma rodovia federal com características urbanas, a BR-230/PB. Nas três regiões, o Antecipa comprovou a eficácia e revelou dados importantes para a gestão do trânsito.
Em São Paulo, por exemplo, o dia com maior número de sinistros é sábado no período noturno. Já em BH, o maior número de ocorrências é sexta-feira na parte da tarde.
No geral, a Senatran garante que o Antecipa se mostrou bem preciso nos testes, indicando uma taxa de 72% de acidentes evitados, caso estivesse em uso. A economia em gastos com acidentes foi de R$88.560,00, nesta simulação.
Os custos de acidentes são muitos, entre eles estão danos ambientais, longas ações judiciais e gastos hospitalares. Veja nesta matéria do Pé na Estrada como são estes custos.
Como aderir?
A ferramenta chegou para melhorar a realidade de acidentes. O Antecipa também apresenta dados importantes de cada localidade, como faixa etária mais envolvida em sinistros e dias da semana; sendo objeto para políticas públicas e campanhas de prevenção.
O objetivo principal é salvar vidas, por isso, os primeiros usos em cidades com maior densidade de tráfego. Caso você seja um gestor de trânsito ou trabalhe em uma Secretaria Municipal de Trânsito e queira aderir à sua região, basta entrar em contato com a Senatran para verificar a aplicabilidade.
Por Thaís Corrêa com informações do Ministério dos Transportes
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.