Como fazer o exame toxicológico quando não há pelos no corpo?

NotíciasComo fazer o exame toxicológico quando não há pelos no corpo?

Quando o assunto é o teste toxicológico, muitos condutores possuem diversas dúvidas sobre o assunto e o que pode acontecer com a não realização do teste. Uma delas é como o procedimento do exame toxicológico é realizado quando não há pelos no corpo do motorista.

“Não tenho pelos nos braços, por exemplo. O que deve ser feito?”

Caso o condutor não tenha pelos nos braços, os fios de cabelo, das axilas, das pernas e até pelos pubianos podem ser utilizados.

Ou seja, no caso de quem não possui os fios de cabelo na cabeça ou os cabelos não têm o comprimento suficiente para a análise, há a possibilidade de coletar os pelos corporais com, no mínimo, 1,5 cm dos braços, pernas, tórax, axilas ou pubianos.

“E caso eu não tenha absolutamente nenhum pelo no corpo?”

CNH Digital irá alertar condutores sobre a realização do exame toxicológico
Imagem: PNE

Unhas. Sim, as unhas servem como uma alternativa para os motoristas que não possuem nenhum pelo no corpo. Neste caso, é necessário que o condutor vá ao médico, passe por um exame e receba um atestado que comprove a não existência de qualquer tipo de pelo em seu corpo, permitindo assim o exame com as unhas.

Logo, se for a única opção, deixe as unhas crescerem para a realização do exame.

“E por que as unhas?”

Assim como nos pelos e cabelos, as unhas também possuem queratina, uma proteína capaz de preservar por bastante tempo as substâncias utilizadas e metabolizadas no organismo (bem mais que a saliva, por exemplo). Como as substâncias se instalam na parte interior dos fios, a análise exige uma amostra de, no mínimo, 3 cm para a identificação dentro da janela exigida por lei.

Portanto, o objetivo da coleta para o exame toxicológico é analisar a queratina para descobrir se há algum tipo de droga atuando no corpo do condutor.

“Os resultados dos exames com as unhas são confiáveis?”

Sim, são confiáveis. Não há motivos para preocupações ou medos. A lei em vigor possibilita a realização do exame de maneira prática, atendendo a diversas situações. Por meio de uma coleta simples, realizada nos postos espalhados pelo país do laboratório de confiança escolhido, em poucos dias é possível receber o laudo, de maneira segura e legal.

Vale relembrar que o exame toxicológico solicitado pelo Denatran, para obter ou renovar a CNH, por exemplo, exige uma janela de detecção de, no mínimo, 90 dias.

Veja Também: Como fazer o exame toxicológico sem pelos?

Por Daniel Santana com informações do Exame Pelo Bem e do Denatran

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados