sexta-feira, novembro 22, 2024

Marca de caminhão XCMG apresenta planos 2024 para ampliar presença no Brasil

NotíciasMarca de caminhão XCMG apresenta planos 2024 para ampliar presença no Brasil

Há praticamente um ano, a XCMG apresentou na Agrishow o primeiro cavalo mecânico 100% elétrico do Brasil. O E7-49, importado da China, tem autonomia de 150 km e peso bruto total combinado de 49 toneladas.

Diferenciais do Modelo

Diferenciais do Modelo
Imagem: PNE

Um dos diferenciais do modelo é o sistema de troca de baterias, locadas atrás da cabine, que substitui a “pilha” com a ajuda de uma empilhadeira em menos de cinco minutos. O valor sugerido para o cavalo mecânico continua sendo o mesmo do lançamento, R$ 1,3 milhão.

De acordo com Ricardo Senda, gerente de elétricos da XCMG Brasil, cerca de 40% do custo do caminhão está na bateria. O executivo acrescenta que o objetivo da companhia não está no desenvolvimento de baterias para o mercado interno, mas sim na produção de veículos inteligentes que atendam às necessidades globais. A XCMG é a terceira maior fabricante de linha amarela (veículos utilizados para a construção, terraplanagem e até mineração) do mundo. 

Tian Dong, vice-presidente comercial da XCMG, compactua da mesma linha de raciocínio do gerente. Em cerimônia de inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em Pouso Alegre, Minas Gerais, o porta-voz ressaltou que a viabilidade dos veículos elétricos no Brasil depende de diversos fatores como: fornecimento e disponibilidade de lítio, apoio governamental, incentivos, entre outros.

Novo espaço em Minas Gerais

XCMG apresenta planos 2024 para ampliar presença no Brasil
Divulgação: XCMG

O lançamento do espaço, que conta com a cooperação e intercâmbio de engenheiros chineses com os do Brasil, faz parte de um investimento já anunciado de R$ 270 milhões. Dentro desse montante está ainda a futura construção de uma área para montagem e produção de motores, bem como a melhoria na estrutura dos sistemas e maquinários voltados aos modelos para exportação, uma vez que um pouco da metade dos clientes da XCMG Brasil está na América Latina e Estados Unidos. Há também uma previsão de contratação de 300 postos de trabalho.

Mas os planos são audaciosos e não param por aí. Com a liderança isolada no segmento de pesados elétricos e com uma participação no mercado de 98%, a XCMG entregou 130 caminhões no último ano. A ideia, agora, é continuar na mesma tocada crescente e triplicar o volume, ou seja, comercializar cerca de 400 modelos, sendo quase a metade destinada ao mercado externo.

Além da produção de máquinas e de caminhões, a XCMG tem um braço dedicado a operação bancária e uma área voltada à locação de veículos, já atuante, que em breve deve se transformar em uma nova empresa do grupo.

A diretora comercial & ESG da Reiter Log, Vanessa Pilz, incorporou à frota da companhia, em 2024, mais 10 unidades do E7-49. De acordo com ela, 30% dos modelos da companhia já funcionam com energia alternativa. “Às vezes é uma solicitação dos nossos clientes e, ao mesmo tempo, uma proposta que temos com um compromisso sustentável”, explica a executiva, afirmando que até 2035 todas as unidades da Reiter Log serão movidas por energia limpa.

O gerente Ricardo Senda coloca que espaço para empresas de logística se eletrificarem não vai faltar. Ele acrescenta que estão por chegar um caminhão VUC, um toco de 18 toneladas e um truck de 80 toneladas. “Como a Lei da Balança no Brasil é exigente, nosso principal desafio é fazer com que a bateria não acabe ultrapassando o limite”, explica. 

Características do XCMG E7-49

Características do XCMG E7-49
Imagem: PNE

O XCMG E7-49 tem garantia de 3 anos. O trem de força é composto por um motor elétrico síncrono de imã permanentes com potência de 482 cv e torque máximo de 2.000 Nm, auxiliado por uma transmissão automatizada (AMT) de 4 velocidades. Embora o torque seja linear e, em teoria, o motor elétrico não precise de “câmbio”, as reduções executadas pelas engrenagens ajudam a poupar energia elétrica, principalmente, nas arrancadas. A velocidade máxima do truck é de 84 km/h.

Com baterias de ferro fosfato de lítio de 282 kWh, o caminhão elétrico pode ser carregado por meio de carregadores DC (corrente contínua), que, em condições ideais, pode completar a recarga em cerca de uma hora.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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