A Volvo divulgou seus resultados referentes ao ano de 2023. Com crescimento em vendas de caminhões e intensificação nos investimentos em elétricos, a montadora sueca espera uma evolução ainda maior ao final de 2024.
Caminhões
Ao destacar os mais de 19 mil veículos emplacados em 2023, a Volvo ressaltou a importância de linhas essenciais para a obtenção dessas marcas, como o FH 540, líder há seis anos nas vendas no mercado brasileiro, a evolução de vendas do VM 290 e a expansão de comercialização de veículos vocacionais como o VMX e o FMX, sendo 36% de participação no meio florestal e 34% no de cana.
A venda de seminovos também foi um destaque da montadora no ano passado. Foram 1.799 unidades comercializadas no ano passado, totalizando mais de 20 mil veículos entregues pela marca em 25 anos de atuação nesse tipo de negócio.
Locações e Financiamentos
Uma outra operação introduzida pela Volvo através de seus serviços financeiros no País, a Locadora Volvo encerrou seu primeiro ano com 850 ativos contratados, somando-se os cavalos mecânicos e os implementos, que a montadora também denomina de “caminhão como um serviço”. Em vez de serem comprados pela transportadora, os veículos são alugados pela Locadora Volvo, em pacotes que podem incluir outros serviços, como manutenção, conectividade e treinamento de motoristas, entre outros.
Outra novidade foi a introdução do financiamento de peças e serviços. Nesta modalidade, os transportadores podem obter apoio quando precisam fazer uma reforma de cabine ou motor, por exemplo, ou ainda comprar peças para os veículos de sua frota, realizando o pagamento em parcelas previamente determinadas.
Logo no primeiro ano o montante financiado atingiu R$ 37 milhões, demonstrando a grande demanda do mercado por esse tipo de serviço.
Ônibus
Em 2023, foram entregues 700 chassis no país, uma evolução de 6,4% na comparação com o período anterior. No segmento de rodoviários, houve uma expansão de 60% nos licenciamentos.
A Volvo também destacou o seu compromisso com a redução de CO2, com o fortalecimento de sua oferta de eletromobilidade no mercado nacional, com a introdução do ônibus BZL Elétrico no Brasil. A empresa concluiu a demonstração do modelo em Curitiba e segue com os testes em São Paulo. A eficiência energética, o tempo de recarga das baterias, dentre outras características que estão sendo avaliadas no transporte urbano das duas cidades.
Projeções para 2024
A montadora sueca destacou que trabalha dentro do ciclo 2023 – 2025, onde se espera investimento de mais de 1,5 bilhões de reais nesses três anos. Apenas em 2024, estima-se que o crescimento na venda de veículos acima de 16 toneladas seja de 10 a 15%.
Para chegar a esses resultados, a Volvo conta com a possível queda no desemprego, maior poder de compra da população e das empresas, além de uma baixa na inflação. Em contrapartida, situações como o volume da safra, os juros e situações geopolíticas, podem minar os objetivos da montadora neste ano.
Veja Também: Novo Volvo FH Aero chega à Europa
Por Daniel Santana com informações da Assessoria Volvo