Transportadora europeia tem 225 caminhões elétricos. A DFDS, uma das maiores transportadoras de carga e passageiros do norte da Europa, anunciou a compra de mais 100 unidades do Volvo Electric.
Trata-se do segundo pedido da companhia que agora acumula 225 caminhões elétricos da Volvo, entre eles FH e FM. As duas versões, equipadas com tração 4×2, têm 300 quilômetros de autonomia e 666 cv.
Apesar da correnteza a favor dos elétricos, é muito importante frisar que a Europa é um continente de dimensões compactas e com um revelo totalmente diferente do Brasil.
Por aqui, a eletrificação dos pesados está muito longe de acontecer. Faltam postos de abastecimento, rede favorável e estradas mais seguras. O XCMG, por exemplo, é uma das ofertas disponíveis no mercado nacional. Autonomia de parcos 150 quilômetros.
A empresa explicou que houve uma redução de emissão de gases com efeito estufa de 1.516 toneladas, em 2023 por parte da empresa. O resultado positivo fez com que a companhia decidisse fazer uma nova aquisição. Os elétricos já adquiridos na primeira cota atuam em centros de distribuição localizados na Suécia, Dinamarca, Lituânia, Bélgica e Holanda. Os da segunda compra irão recompor o mapa.
Leia mais: Veja como declarar seu veículo no Imposto de Renda 2024
Com a nova aquisição, a DFDS passou a ser a responsável pela maior frota de caminhões elétricos pesados da Europa e está perto de conquistar uma frota 100% eletrificada até 2030.
“Queremos impulsionar a transição para um transporte rodoviário mais sustentável. A nossa frota crescente de caminhões elétricos não só ajudará a reduzir o impacto climático das nossas operações, como também permitirá à DFDS apoiar mais empresas que procuram descarbonizar as suas cadeias de abastecimento. Os 100 novos caminhões elétricos sublinham nosso compromisso de impulsionar o desenvolvimento”, afirma Niklas Anderson, Vice-Presidente Executivo da Divisão de Logística da DFDS.
Leia mais: Picape Titano chega como opção para uma tonelada
Recentemente a frota da Pepsi, principal rival da Coca-Cola, revelou uma frota repleta de caminhões elétricos da Tesla. Os novos caminhões de transporte de refrigerantes serão usados na Irlanda, Holanda, Bélgica, Suécia e Reino Unido.
Volvo FM vendido na Europa fez estreia no Brasil na Fentran 2022
O mesmo modelo que está sendo vendido para a transportadora debutou no Brasil em 2022. O FM Electric, veículo para distribuição urbana e regional, com 6 baterias, e autonomia de 300 quilômetros, arrancou olhares curiosos dos visitantes.
Com peso bruto total combinado (PBTC) de 44 toneladas, o veículo conta com freios regenerativos, sistema que recupera a energia quando o freio é acionado.
De acordo com informações da montadora, cerca de 3,5 mil caminhões elétricos já foram vendidos em 30 países ao redor do mundo. A meta da Volvo é de alcançar 50% das comercializações de elétricos até 2030 e 100% até 2040. Veja a matéria completa sobre o FM na Fentran 2022.
Por Rodrigo Samy, com informações da Volvo, DFDS e Daniel Santana
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.