Não é de hoje que os representantes chineses aparecem em peso nas grandes feiras. Foi assim na IAA, nos Salões de Automóveis e de Autopeças. Na Fenatran 2024, a história não foi diferente.
Além dos boxes com representantes de empresas pequenas do país oriental, fabricantes sino-brasileiros mostraram novidades para o mercado nacional.
Marcas chinesas fazem lançamentos na Fenatran
A XCMG, por exemplo, apresentou uma linha completa de caminhões 100% elétricos na Fenatran e um conceito movido a gás com 560 cv.
Os elétricos que estrearam foram: E3-10T, com PBT de 10 toneladas, o E7-18T (PBT de 16 ton) e o E7-80T (PBTC de 74 ton e CMT de 80 ton).
Veja os modelos XCMG na Fenatran
O E3-10T é um caminhão leve para atuar no last mile. É equipado com motor de 270 cv e 1.100 Nm.
Tem 6.480 kg de carga útil e 250 km de autonomia. As primeiras entregas estão programadas para ainda nesse ano. O preço sugerido é de R$ 450 mil.
Já o E7-18T, valor proposto de R$ 1,2 mil, tem 285 cv e 1.100 Nm. Está focado no transporte urbano, na coleta de lixo. Tem 279 kWh de capacidade máxima de carga e 270 km de autonomia.
Por fim, a linha de elétricos se completa com o E7-80T, avaliado em R$ 1,5 mil, que usa motor de 747 cv e 2.800 Nm, números que o colocam como um dos mais potentes do Brasil. Tudo graças as baterias com 400 kWh. A autonomia varia de 150 km a 250 km, dependendo da utilização.
Caminhão com mais de mil litros de gás surpreende visitantes na Fentran
Durante a Fenatran, um dos modelos expostos pela XCMG foi o P9-560G, que foi colocado no evento para avaliar a receptividade dos compradores.
“Trouxemos esse modelo como demonstração da alta tecnologia empregada pela XCMG, que é capaz de oferecer outros tipos de soluções para a logística sustentável. Não temos somente modelos elétricos”, explica Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da XCMG.
Equipado com motor movido a GNL (Gás Natural Liquefeito), o modelo desenvolve 560 cv e 2.600 Nm, extraídos de um motor de 6 cilindros com 14,6 litros acoplado a um câmbio de 12 marchas e tração 6×4.
Ele possui PBTC de 74 ton e CMT de 80 ton. O tanque de GNL, acondicionado atrás da cabine, leva 1.350 litros.
TEVX Higer lança linha de veículos elétricos na Fentran
Outra marca que chegou no Brasil e aproveitou a Fenatran para fazer o anúncio foi a TEVX Higer. Ele apresentou os caminhões EON Edit 3D e EON E-Truck, além do furgão Paradise.
Assim como a XCMG, a TEVX Higer, joint venture da Higer Bus com a brasileira TEVX Motors Group.
O EON Edit 3D é um 4×4 de 15 toneladas, pronto para receber todo tipo de implemento. Sua configuração de 700 kWh de baterias permite autonomia de 400 km e PBT de 31 toneladas, ideal para transporte ágil em áreas urbanas.
Já o EON E-Truck é um 6×4 de 11 toneladas e PBT de 49 toneladas. Trata-se de um modelo elaborado para o transporte de cargas pesadas e volumosas.
Tem autonomia de 400 km com uma única carga. A com carga máxima é de 700 kWh e o consumo é de 1,30 kWh/km. Ambos têm freios regenerativos que permite a recomposição de 30% da bateria.
Furgão Paradise na versão passageiro ou carga
A marca também está lançando um furgão com capacidade para 6 toneladas.
O conjunto de bateria de 127 kWh, que lhe dá uma autonomia de 285 km e um consumo 0,40 kWh/km, é um dos apelos de venda da fabricante. A versão para passageiros permite transportar o motorista e 19 passageiros.
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.
Faltam imagens dos veículos das matérias…
Oi Elias, obrigado pelo comentário. Sempre buscamos uma equação de deixar o site mais leve e dinâmico. Mas vamos repensar em uma forma de colocar mais imagens.
Um abraço