A divisão Fiat anunciou o início da produção do E-Ducato, versão 100% elétrica do clássico utilitário da marca na Itália, e Brasil entra nos planos.
Para esta nova edição, o E-Ducato incorpora uma nova bateria de segunda geração de 110 kWh que permite obter uma autonomia de 424 km.
Fiat começa produzir E-Ducato e Brasil entra nos planos
Para repor a energia há carregadores de 11 kW de corrente alternada ou de até 150 kW de corrente contínua. Com a última opção de recarga é possível completar a recarga em menos de uma hora.
Visualmente, o E-Ducato atualizou os conjuntos ópticos, os para-choques e a grade de entrada de ar. Na traseira, um leve redesenho nas lanternas.
O E-Ducato pode transportar 3.000 kg e utilizar um chassi que varia de 5.413 a 6.363 mm de comprimento. As possibilidades de altura são duas, 2,539 e 2,779 mm.
E-Ducato tem capacidade para levar quase 2 toneladas
Já o volume do compartimento da versão furgão começa em 10 metros cúbicos e pode chegar a 17 metros cúbicos. A capacidade de carga útil é de 1.950 kg.
Para desenvolver o veículo, a Fiat explica que foram mais de um ano de coleta de dados e mais de 28.000 unidades conectadas.
Fiat começa a produzir E-Ducato e Brasil entra nos planos
A nova arquitetura do propulsor elétrico também incorpora sistemas de assistência à condução.
Entre os mais importantes estão freio autônomo, leitor de sinais de trânsito, assistente de manutenção e o controle de velocidade.
O emblemático furgão elétrico está perto de ser lançado no mercado europeu. Na América Latina ele chegará pelo Brasil, mas sem data definitiva ainda.
Iveco Daily elétrico está em uma categoria maior
Vale dizer que a linha eDaily chegou ao Brasil no primeiro semestre de 2024. A versão eletrificada está disponível como furgão e chassi para 4,2 e 7,2 toneladas.
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.