A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) fez um novo reajuste na tabela do frete mínimo, a quarto este ano. O aumento médio decorrente deste reajuste variou de 0,87% para operações com veículo automotor de alto desempenho a 1,96% para veículos de carga lotação. Os novos valores estão na Resolução nº 5.985.
Quarto reajuste da tabela do frete no ano
Conforme a Lei do Piso Mínimo do Frete, a tabela é atualizada duas vezes ao ano, sempre até 20 de janeiro e 20 de julho. Além disso, uma nova revisão dos valores é feita quando o preço do diesel na bomba varia mais de 10%. Com isso, a ANTT está em seu quarto da tabela só em 2022.
O primeiro reajuste anunciado pela ANTT ocorreu em 20 de janeiro deste ano (Resolução nº 5.949), conforme a Lei do Piso Mínimo. A oscilação no preço dos combustíveis acabou acionando o gatilho de 10% para correção da tabela, o que fez com que logo em março houvesse a segunda atualização nos valores pela ANTT.
Com os crescente aumento nos preços do óleo diesel, quatro em seis meses, o governo criou em maio a MP (Medida Provisória) 1.117/22, que alterava o gatilho para o frete mínimo de 10% para 5%. Com isso, em junho, com preços do óleo diesel S10 chegando a quase R$ 8 o litro, o gatilho de 5% foi acionado, trazendo um novo reajuste na tabela, o terceiro do ano.
O anunciado esta semana é o quarto, e já era esperado, pois está previsto pela Lei do Piso Mínimo do Frete, portanto até o dia 20 de julho. Contudo, pelo pequeno intervalo entre o último aumento e este, a revisão considerou a aplicação do IPCA (Índice de Preço do Consumidor Amplo) sobre os valores do diesel S10 divulgados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) de 10 de julho a 16 de julho deste ano.
No site do Pé Na Estrada temos uma calculadora de frete, na qual você pode calcular o valor do frete que vai transportar antes de decidir pegar ou não uma carga (Clique aqui para usar).
Assita ao vídeo do Trucão e Toco e saiba como funciona a tabela do frete mínimo.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações da ANTT