quinta-feira, julho 7, 2022

Bolsonaro demite presidente da Petrobras. O que muda no preço do diesel?

Na noite desta segunda-feira, o Ministério de Minas e Energia confirmou que o presidente Jair Bolsonaro demitiu o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, entretanto, o que isso muda no preço do diesel?

Motivos para demissão

O general Silva e Luna se tornou presidente da Petrobras em substituição ao economista Roberto Castello Branco exatamente pelas constantes reclamações em relação ao aumento do preço dos combustíveis. Entretanto, como a política de preços da petroleira não mudou e o sistema PPI (política de paridade internacional) segue em vigor, o novo presidente pouco pode fazer para segurar os valores.

Com a subida do preço do petróleo no mercado internacional, ainda mais agora com a guerra entre Rússia e Ucrânia, ficou inviável para a empresa manter os valores. Ainda assim, a Petrobras ficou mais de 50 dias sem mexer nos preços. Entretanto, no começo do mês, o aumento nas refinarias veio de uma única vez, trazendo alta de mais de 18% na gasolina e quase 25% no diesel.

Com esse aumento, as críticas ao presidente da Petrobras e aos lucros recordes da empresa em 2021 se intensificaram, o que acabou resultando na demissão de Silva e Luna.

O preço do diesel vai baixar?

Quem assume a presidência da Petrobrás agora é o economista Adriano Pires. No entanto, se a política de PPI seguir em vigor, ele também não poderá fazer maiores intervenções nos preços do diesel, da gasolina e dos outros produtos vindos do petróleo.

O petróleo, aliás, é negociado em dólares. Portanto, não é apenas o valor do barril que influencia o preço. A cotação da moeda americana também tem grande impacto no valor aqui no Brasil. E como o dólar tem baixado nos últimos meses, existe uma cobrança para que isso seja revertido no preço do combustível. Entretanto, o preço do barril tem subido tanto que a redução não chega. No máximo, nos alivia de novas subidas.

Tanto a presidência quanto senadores e deputados têm desenvolvido propostas para segurar os aumentos dos combustíveis e cobrado a Petrobras. Agora, resta saber se esses projetos irão de fato influenciar no preço e se essa pressão vai fazer com que a empresa mude a política do PPI. Até lá, os valores de diesel e gasolina devem seguir sem grandes alterações.

Ouça abaixo nosso podcast especial sobre como o preço do diesel afeta a economia como um todo.

Por Paula Toco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados