Quando o assunto é pedágio, os caminhões são os que mais sofrem com as tarifas e muitas das vezes não tem as estradas em boas condições pelo preço que pagam.
Com isso, está rodando na Câmara um projeto de Lei que prevê em leilões de privatização, que as concessionárias adotem sempre que possível um desconto na tarifa dos pedágios rodoviários para os veículos de carga ocupados com mais de 90% de sua capacidade.
Proposta visa também uma melhora no preço dos produtos
O Projeto de lei 275/2024, altera a Lei de Reestruturação dos Transportes Aquaviário e Terrestre. Caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável por concessões, definir as regras.
“No Brasil, o frete depende da distância, e acaba sendo bastante caro”, disse o autor da proposta, deputado David Soares (União-SP). “É importante darmos essa contribuição para a diminuição do frete e do preço final dos produtos.”
O autor também diz que sobre a uma pesquisa da CNT, divulgada em 2022, que apontou uma piora considerável na qualidade das rodovias federais e estaduais em um período de doze meses.
Além disso, ele nota no levantamento a queda na avaliação das pistas administradas pela iniciativa privada, visto o alto preço de pedágio cobrado em algumas praças. Já em relação às vias públicas, o que já era ruim, acabou piorando mais.
Percentual de biodiesel é mantido para conter inflação
Falando no preço dos alimentos, recentemente, o Pé na Estrada divulgou a decisão da Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em segurar a mistura de biodiesel no diesel de 14 para 15%.
A mistura aumentaria mais uma vez o combustível na bomba este ano, o que refletiria no mercado como um todo. Veja a relação do combustível com a inflação abaixo.
Veja mais: Mistura de biodiesel no diesel é mantida para conter inflação
Tramitação
As comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania analisarão o projeto em caráter conclusivo (apenas pelas comissões designadas). Deputados e senadores precisam aprovar o texto para que ele vire lei.
Tá Rodando em Brasília
“Tá rodando em Brasília” é um boletim do Pé na Estrada que mostra os assuntos pertinentes ao mundo dos transportes. Como projetos de lei que estão sendo discutidos na Câmara dos Deputados, Senado ou Presidência.
Todos os tópicos possuem links para que o leitor possa acessar diretamente a proposta e saber mais detalhes. Por fim, vale lembrar que todo cidadão pode e deve cobrar diretamente seus políticos quanto à aprovação ou não dos projetos.
Veja também: Projeto quer colocar avaliação visual na cobrança de pedágio de eixo suspenso

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.